Pós-graduandos em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem se inscrever em edital do PIB-UFLA

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (16/4), as inscrições do Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA) para estudantes de pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São oferecidas 20 vagas. A data limite para inscrições é 27/4 (até 17h). O EDITAL Nº07/2018/PIB/PRAEC/UFLA  parte de uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag).

Inscrição

É necessário que o candidato protocole a solicitação na Secretaria Administrativa da Praec. O estudante deve apresentar formulário de inscrição preenchido e assinado (anexo ao Edital), incluindo assinaturas do orientador e do coordenador do curso; atestado de matricula emitido pelo SIGAA e Termo de Concessão de Benefício de Vulnerabilidade Socioeconômica emitido pela Praec.

Se selecionado, o estudante não pode: acumular o benefício com outras bolsas concedidas por agências de fomento de qualquer natureza, ter vínculo empregatício,  exercer atividades remuneradas ou possuir pendências com as pró-reitorias integrantes do programa.

Seleção

A ordem de classificação se dará a partir da pontuação, em ordem crescente, da avaliação socioeconômica realizada pela Praec. Portanto, os estudantes considerados mais vulneráveis em termos socioeconômicos terão prioridade para acesso às bolsas.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 2/5.

Um pouco mais sobre o programa

O objetivo da inclusão dos estudantes da pós-graduação no PIB-UFLA é contribuir para que aqueles classificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuem bolsas concedidas por outras fontes, como as agências de fomento, recebam um suporte financeiro que possibilitem sua permanência na Universidade.  Os recursos foram viabilizados junto à Proplag. A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, explica que as três pró-reitorias uniram esforços porque a Instituição, apesar do momento de limitação de recursos, mantém-se sensível às necessidades dos estudantes que não têm outras formas de garantir sua permanência.

O valor mensal da bolsa será de R$ 500,00, limitado a um período de até seis meses. As obrigações assumidas pelo bolsista, as possibilidades de recursos, as orientações quanto à confirmação de interesse e à lista espera, bem como outros detalhes sobre o processo de seleção devem ser consultados com a leitura completa do EDITAL Nº07/2018/PIB/PRAEC/UFLA.

Conheça também: Resolução CUNI Nº 019, de 16 de maio de 2013, que dispõe sobre o PIB-UFLA.