Projeto de colaboradoras da Cafeteria CafEsal foi destaque no Startup Weekend  

Aconteceu, no Centro Universitário de Lavras (Unilavras), no último final de semana (6 a 8/4), a Startup Weekend 2018. A cafeteria escola da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – CafEsal – foi uma das patrocinadoras do evento, garantindo o fornecimento de 52 litros de café coado nas 54 horas de duração da jornada. As bebidas, que deram um gás especial aos participantes, foram preparadas graças a maquinário, equipamentos e utensílios provenientes da própria cafeteria, localizada no Centro de Convivência da Universidade.  

Além dos baristas que atuaram na preparação de cafés, outros colaboradores participaram do processo, integrando times responsáveis por desenvolver e apresentar suas ideias de empreendedorismo. A equipe que contou com Emanuelle Costa e Júlia Queiroz Prais Oliveira, gestora e vivente da CafEsal, respectivamente, e Kaique Costa Soares, integrante do Núcleo de Empreendedorismo da UFLA, recebeu o prêmio de “honra ao mérito”, graças à inovadora proposta de criar uma plataforma online e um marketplace (comércio eletrônico) de café commodity.   “Nossa ideia assemelha-se a uma cooperativa online para café, onde produtores podem vender seus produtos e também procurar serviços de classificação, degustação e certificações”, explicou Emanuelle. Para ela, foi uma oportunidade de aprendizado sem precedentes. “Aprendi sobre modelos de negócios, validação, preparativos para a montagem de um empreendimento e conhecimentos fundamentais para saber se uma empresa vai dar certo ou não. Além disso, conheci pessoas de diversas áreas, mostrando que o trabalho interdisciplinar será sempre enriquecedor”, atestou.      

Kaio Henrique dos Santos, bolsista da cafeteria escola, integrou outro time de futuros empreendedores e comemorou a participação. “A experiência foi muito positiva. Eu pude perceber como é difícil e trabalhoso empreender, mas que é gratificante ver que aquilo é passível de dar certo. Entrei uma pessoa e saí outra, com mais conhecimento, preparo e coragem para, em breve, concretizar um grande sonho”, destacou.    

Sobre o Startup Weekend

Trata-se de um evento global, apoiado pela Google e com curadoria da TechStars, em que líderes e empreendedores de alto impacto têm como missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Milhares de startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.

Ascom InovaCafé