UFLA está entre as melhores no Brics University Rankings 2018

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) novamente é reconhecida pelo Brics University Rankings 2018. Neste ano, obteve a posição 150. O ranking mostra as melhores universidades no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Neste ano, foi ampliado para incluir 300 instituições.

Brics University Rankings aplica padrões rigorosos, examinando os pontos fortes de cada universidade. A UFLA obteve destaque no indicador “staff with PhD”, alcançando a 31ª posição geral e 8ª no Brasil. Nesse item a media regional foi de 66.4 e a UFLA obteve nota 91.9. Outros indicadores em que a UFLA conseguiu uma boa pontuação foram “papers per faculty” (6ª do País) e “international faculty” (9ª do País). Essas colocações mostram o avanço da Universidade na pesquisa e na internacionalização.

O indicador staff with PhD visa avaliar a forma como as universidades de sucesso têm recrutado membros do corpo docente altamente qualificados – uma prioridade importante para muitas instituições nos países BRICS. O papers per faculty avalia a produtividade da pesquisa, com base no número de trabalhos de pesquisa publicados por membros da equipe acadêmica. Já o international faculty reflete a porcentagem de professores na universidade que são internacionais, para mostrar o sucesso de cada instituição em atrair acadêmicos de outras partes do mundo.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, manter a instituição nesse seleto grupo é algo que deve ser celebrado na comunidade acadêmica. “É sempre um enorme reconhecimento público estarmos novamente neste ranking, com critérios e métricas estipuladas pela academia internacional. Os nossos destaques deste ano refletem a nossa busca pela melhoria na pesquisa e na posição da UFLA em níveis internacionais”, considerou o reitor.

O ranking

Lançado em 2013, o Brics University Rankings é um ranking anual das melhores universidades nos cinco países BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O projeto, desenvolvido pela QS em colaboração com a agência de notícias russa Interfax, surgiu a partir de o desejo de melhor destacar e rastrear o progresso feito por cada um dos cinco países no campo do ensino superior e facilitar a comparação de universidades em países que compartilham certas dinâmicas socioeconômicas chave.

Com estes objetivos em mente, e após uma extensa consulta com especialistas em cada país, foram selecionados oito indicadores para serem utilizados na metodologia. Alguns são os mesmos que os usados ​​para criar o QS Worldwide University Rankings®, enquanto outros são incluídos para refletir prioridades e desafios mais específicos para as universidades dos países BRICS, como o recrutamento de pessoal acadêmico altamente qualificado.

Os oito indicadores utilizados para criar o ranking BRICS são: Academic reputation; Employer reputation; Faculty/student ratio; Staff with a PhD; Papers per faculty; Citations per paper; International faculty; International students.

Consulte aqui o ranking na íntegra.