Confira o edital complementar do PAS referente às vagas reservadas- grupos 1,3,5 e 7

Os candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que optaram, no ato da inscrição, por concorrer às vagas reservadas (grupos 1, 3, 5 e 7) e, consequentemente, se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, se convocados para a matrícula, deverão encaminhar, juntamente com os demais documentos solicitados:

– Candidato preto ou pardo: autodeclaração sobre sua cor: preta ou parda (modelo no edital).

As informações prestadas na autodeclaração, bem como a foto inserida na ficha-cadastro, serão analisadas pela UFLA,  por meio da Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-Racial, designada para esse fim e, com base exclusivamente no fenótipo, julgará pela procedência ou não a autodeclaração.

A Comissão, se entender que as informações prestadas pelo candidato na autodeclaração e a foto inserida na ficha-cadastro não sejam suficientes para convencimento acerca das características fenotípicas que o identifique como preto ou pardo, poderá convocar o candidato a comparecer em data e local previamente estabelecido para entrevista. A convocação será feita por telefone e e-mail. Cabe ao candidato, no ato da matrícula, informar corretamente email e telefone de contato.

O candidato que tiver sua autodeclaração invalidada pela Comissão será automaticamente desclassificado do processo seletivo e terá sua matrícula cancelada, resguardando-se o direito do contraditório e ampla defesa.

– Candidato indígena: autodeclaração de ser indígena (modelo no edital) e Registro Administrativo de Nascimento de Indígenas (Rani), emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), previsto no art. 13 do Estatuto do Índio, Lei 6.001/1973 e regulamentado pela Funai, por meio da Portaria nº 003/PRES/2002.

O candidato que não encaminhar a autodeclaração e o Rani no prazo estabelecido será automaticamente desclassificado do processo seletivo e terá sua matrícula cancelada.

Reconsiderar a opção

O candidato que optou por um dos grupos de vagas reservadas para pretos, pardos ou indígenas, caso queira reconsiderar a sua opção, deverá fazer a alteração entre 19 e 21/12/2017, mediante preenchimento do Formulário de “Reconsideração de Opção de Grupo de Vagas”, disponível no endereço eletrônico www.ufla.br/pas.

Acesse aqui o edital completo.