Solenidade de entrega dos prêmios Capes: UFLA conquistou três menções honrosas

Pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, esteve presente na premiação

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/12) a solenidade de entrega dos prêmios Capes de Tese 2017, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou três menções honrosas nesta edição. Durante o evento os outorgados foram destacados. Desde a criação do Prêmio, as pesquisas desenvolvidas na UFLA têm obtido reconhecimento.

Neste ano, foram destacadas as pesquisas: Investimento direto estrangeiro e a política industrial: um estudo dos efeitos de transbordamentos em países da América Latina; Avaliação do potencial de uso agrícola da fluorita com óxido de silício (AgroSiCa), derivado da fabricação de fertilizantes fosfatados; e Understanding the difference in beef quality between angus and nellore cattle through a proteomic and phosphoproteomic approach.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, que esteve presente na premiação, o trabalho em conjunto fez toda diferença para que a Instituição estivesse bem representada nesta edição. “O grande trunfo da UFLA neste ano foi a criação do prêmio Melhor Tese da UFLA, uma seleção interna, similar a da Capes, em que os Programas deveriam nos enviar as melhores teses referentes ao ano anterior. Todas selecionadas foram encaminhadas a Capes, então, conseguimos um número relevante para concorrer à premiação. Trabalhando em conjunto, conseguimos as três menções honrosas. Motivo de muito orgulho para todos nós da Pró-Reitoria de Pós-Graduação”.

Professor Rafael Pio e o presidente da Capes, Abilio Baeta Neves.

A pesquisa “Understanding the difference in beef quality between angus and nellore cattle through a proteomic and phosphoproteomic approach”, foi realizada por Rafael Torres de Souza Rodrigues, com a orientação do professor Mario Luiz Chizzotti, do Programa de Zootecnia.

“Avaliação do potencial de uso agrícola da fluorita com óxido de silício (AgroSiCa), derivado da fabricação de fertilizantes fosfatados” foi defendida pelo estudante Lucas Alberth Ribeiro do Valle, que teve como orientador o professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Programa de Ciência do Solo.

Já o estudo “Investimento direto estrangeiro e a política industrial: um estudo dos efeitos de transbordamentos em países da América Latina” teve como autora a estudante Nádia Campos Pereira Bruhn, do Programa de Administração, tendo como orientadora a professora Cristina Lelis Leal Calegario.