Estudantes da UFLA realizam III Encontro da Consciência Negra em Bom Sucesso

Em homenagem ao Dia da Consciência, comemorado em 20/11, foi realizado na última quinta-feira (23/11) o III Encontro da Consciência Negra na Câmara Municipal de Bom Sucesso/MG. Com iniciativa do Coletivo Roda Viva, participaram do evento alunos e professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de estudantes de escolas públicas locais e membros da comunidade bonsucessence.

Na ocasião ocorreram duas palestras, sendo uma proferida pelo professor do Departamento de Educação (DED/UFLA), Celso Vallin, com o tema “Participação Social”, e outra pela professora do DED, Ellen Gonzaga Lima Souza, com a temática “O negro na escola: perspectivas e enfrentamentos”.

Estiveram presentes no encontro estudantes e professores das escolas estaduais “Antônio Carlos de Carvalho” e “Benjamim Guimarães”, assim como autoridades convidadas. Houve também a participação da banda “Costureiras” promovendo a interação social.

Coletivo Roda Viva

O projeto nasceu da necessidade de levantar e discutir questões concernentes ao contexto sociopolítico e racial no Brasil e seus reflexos na cidade de Bom Sucesso. Dessa forma, o grupo por meio de palestras, rodas de conversas e oficinas, prioriza o debate como ferramenta eficaz para alcançar o seu objetivo.

A facilitadora do coletivo e egressa do curso de Letras na UFLA, Greicielle dos Santos, considera importante instruir a população para que tenha a capacidade de deliberar sobre as questões que norteiam o cenário político e social. “Esperamos que atuando de maneira aberta possamos cada vez mais atingir um maior público que nos auxilie na concretização de nossos objetivos, principalmente no que diz respeito a diversidade de opiniões”, ressaltou.

Luciana Tereza – estagiária Dcom/UFLA