Hospital Veterinário da UFLA recebe Centro de Terapia Intensiva, inaugurado no dia 23 – veja fotos

O Hospital Veterinário da UFLA passou a contar, a partir de 23/11, com um Centro de Terapia Intensiva (CTI). A inauguração foi realizada durante aquela manhã, com membros da Direção Executiva da Universidade, docentes e discentes do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) e representantes de empresas que doaram, por meio do projeto Renova Campus, equipamentos, remédios e alimentações especiais para o CTI.

A professora Ruthnéa Aparecida Lázaro Muzzi, representando a diretoria do Hospital Veterinário, explicou que o CTI envolverá tratamentos de pacientes de alto risco, semi-intensivos e de risco cardiovascular. O CTI irá atender, principalmente, pequenos animais. A professora enalteceu o projeto Renova Campus, pelo qual os itens foram doados à UFLA por empresas parceiras: “São produtos e equipamentos de ponta. Assim, o estudante terá acesso a eles e irá aprimorar o processo de aprendizado”, considera.

Esse projeto foi idealizado pela empresa VetSmart, que desenvolve aplicativos para a área de Medicina Veterinária e conecta profissionais a empresas do setor. Bruno Ducatti falou em nome dessa empresa e da Royal Canin, que doou medicamentos e rações especiais. “Nosso objetivo é facilitar e promover o relacionamento entre veterinários e empresas, daí a idealização do projeto. Não imaginava que seria implementado nacionalmente”, afirmou. Outros hospitais veterinários de universidades brasileiras serão beneficiados; a UFLA foi a primeira a receber os equipamentos. A Royal Canin doou dietas pastosas e secas, específicas para animais em tratamento.

O contato entre a UFLA e a VetSmart foi iniciado pela estudante de Medicina Veterinária Larissa Florêncio, que colabora com a empresa. A UFLA, em contrapartida, auxilia no desenvolvimento de um aplicativo para a empresa, fornecendo textos produzidos pelos estudantes do curso sobre doenças e tratamentos. Essas informações subsidiam um aplicativo para auxiliar médicos veterinários no diagnóstico e tratamento.

Ricardo Cabral, da Virbac, falou que o intuito da empresa é o de colaborar com o crescimento da Medicina Veterinária no País. A empresa doou medicamentos, como anestésicos e vermífugos. Douglas Nunes, da Delta Life, declarou-se feliz com o convite para participação no projeto. A empresa disponibilizou monitores, aparelho de anestesia inalatória, focos de teto e de pedestal e aparelho de eletrorradiografia.

O chefe do DMV, professor Antônio Carlos Cunha Lacreta Júnior, ressaltou a importância de parcerias público-privadas para beneficiar instituições e profissionais. Para ele, parcerias são importantes para o desenvolvimento do Departamento – que viu seus cursos de graduação e pós-graduação evoluírem nas avaliações mais recentes: “Materializamos esses indicadores ao observarmos que uma graduanda já faz a mediação entre a Instituição e empresas”, declarou. “A parceria traz a realidade da Medicina Veterinária além da Universidade, pois os estudantes terão contato com produtos e equipamentos antes de se inserirem na rotina de trabalho”.

O pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, lembrou o início dos anos 2000, quando estava sendo inaugurada a estrutura do DMV: “Havia, na época, pouca estrutura. Mas já observávamos essa dedicação, visível nesta ocasião, de estudantes, professores e técnicos administrativos”.