Congressos da UFLA estão sendo transmitidos nos anfiteatros do DCC, DAG e Ramalhão

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia, entre os dias 27/11 e 1º/12, o evento “Inovação Tecnológica na Universidade”, integrando três congressos: XXX Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), XII Congresso de Extensão (Conex) e XXVI Congresso da Pós-Graduação (CPG).

As palestras serão realizadas no Salão de Convenções, com transmissão ao vivo nos anfiteatros do Departamento de Ciência da Computação, do Departamento de Agricultura e no Magno Antônio Patto Ramalho (Ramalhão).

Um dos principais agentes de desenvolvimento econômico de um País é a inovação tecnológica. Nesse contexto, as Universidades são fundamentais para o processo de inovação, sendo fonte de pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, formando e capacitando mão de obra qualificada para o mercado.

O Ciufla tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação da instituição e alunos do ensino médio bolsista do programa BIC Júnior. Mais informações podem ser conferidas nos vídeos abaixo.

O Conex tem o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de extensão da UFLA, do ensino e pesquisa de diversas áreas do conhecimento e promover a interação e troca de experiências entre instituição e sociedade. O Pró-reitor de Extensão e Cultura, João José Granate explica de forma clara no vídeo que pode ser conferido abaixo.

Nove palestrantes irão conduzir palestras sobre o âmbito da pós-graduação no XXVI CPG, sete deles externos à UFLA e nove sendo parte do quadro de servidores da Universidade. O intuito é debater sobre a produção científica e a qualidade da mesma, formas para divulgação dos resultados de pesquisas, abrangendo até os perímetros do mestrado. Dois palestrantes da Capes também marcam presença para falar a respeito e tirar dúvidas a cerca das ações atuais sobre recursos, bolsas de financiamento e internacionalização na pós-graduação.

Mais informações podem ser conferidas no site do evento: Inovação Tecnológica na Universidade.

Vídeos

A Diretoria de Comunicação (DCOM) fez uma série de vídeos, abordando alguns assuntos que serão pautados no evento e relativos à pós-graduação, extensão, pesquisa e iniciação científica. Confira abaixo:

Fábio Lima (bolsista Proat/Dcom) e Mateus Lima.