UFLA realiza I Simpósio sobre Anestesiologia Veterinária e Dor

A UFLA promoveu, entre os dias 15/11 e 17/11, o I Simpósio de Anestesiologia Veterinária e Dor. O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos em Anestesiologia Veterinária e Dor (Nave-D), reuniu estudantes e médicos veterinários da região no Salão de Convenções da Universidade, participando de palestras e mesas redondas com profissionais renomados.

De acordo com a professora do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) e coordenadora do Nave-D, Rosa Cabral, a iniciativa teve como objetivo extrapolar o conhecimento acadêmico para que os participantes pudessem aprender também a partir das experiências de quem é referência no assunto. “Nosso objetivo foi trazer para a UFLA o que tem sido praticado no país na área de anestesiologia, a partir de profissionais e pesquisadores renomados que pudessem contribuir com a formação dos nossos alunos e atualização dos médicos veterinários da região”, contou.

Um dos destaques do simpósio foi a palestra ministrada pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Denise Fantoni, uma das maiores referências do Brasil na área de anestesiologia e dor de animais. Autora de livros conceituados na área, a pesquisadora explicou que a medicina veterinária passou por uma grande evolução nos últimos dez anos. “O desenvolvimento de novas tecnologias nos permite, hoje, avaliar as condições de saúde do animal de forma mais detalhada e com mais precisão. É uma ciência que evolui todos os dias, por isso a necessidade de atualização constante dos profissionais”, ressaltou. Fantoni falou sobre anestesia em pacientes de alto risco e choque séptico, apresentando estudos de casos e esclarecendo dúvidas dos participantes.

Entre outros temas, o simpósio também montou uma mesa-redonda para discutir a eutanásia em animais, abordando a realização dos procedimentos de forma mais humanitária, e reduzindo os impactos emocionais e psicológicos em todos os envolvidos.

Sobre o Nave-D

Formado em 2015, o Núcleo de Estudos em Anestesiologia Veterinária e Dor é um grupo que estuda práticas anestésicas e dor em animais de companhia, produção e selvagens. Você pode acompanhar as informações e eventos da equipe pela página no Facebook.