Ginástica Aeróbica da UFLA é tricampeã no Pan-Americano

A Ginástica Aeróbica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) voltou para casa com mais uma conquista: tricampeã, na categoria adulta, por equipe, no Campeonato Pan-Americano, realizado na última semana, na Colômbia.

Além do primeiro lugar na competição por equipe, a Ginástica Aeróbica obteve outros resultados significativos:

Adrielle Lopes, Caroline Santiago, Christian Andrade, Edson Nunes, José Henrique Oliveira, Maelton Mesquita, Marcelo Martins e Maria Eduarda Oliveira – Aerobic Dance – 2ª colocação.

José Henrique Oliveira, Maelton Mesquita e Marcelo Martins – Trio Adulto, 3ª.

José Henrique Oliveira – Individual Masculino Adulto, 3ª.

Caroline Santiago, Christian Andrade, Edson Nunes, Marcelo Martins e Maria Eduarda Oliveira – Grupo Adulto – 4ª.

Elisa Carvalho, Eduarda Carvalho e Martha Mazochi – Trio infanto-juvenil, 5ª.

Júlia Diniz – Individual Feminino Juvenil, 5ª.

Adrielle Lopes e Christian Andrade – Dupla Mista Adulta, 5ª.

Caroline Santiago – Individual Feminino Adulto, 6ª.

Edson Nunes- Individual Masculino Adulto, 6ª.

O treinador e coordenador do projeto, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, do Departamento de Educação Física (DEF/UFLA), agradece a todo o empenho da equipe. “Estamos fechando o ano com chave de ouro. Muito ouro, prata, bronze e acima de tudo aprendizado e evolução. O ano de 2017 nos prova que tudo o que planejamos conseguimos realizar quando há verdade e acima de tudo honestidade. Cada um de nós fez a sua parte, com muita dedicação. E seguimos nessa crescente. Nunca vou me cansar de agradecer a toda equipe, por seguir comigo nessa jornada”, comentou.

Ginástica na UFLA: um legado de conquistas

Há sete anos, crianças, adolescentes e adultos universitários podem desfrutar de atividades gymnicas  na UFLA. Além de exercer um trabalho social, o projeto “Ginástica na UFLA” tem permitido aos atletas subir ao pódio das competições mais disputadas do mundo. Nos dois últimos anos, conquistou os títulos de melhor equipe das Américas e, nos últimos quatro de melhor do Brasil. Em 2016, a equipe além de participar do Pan-Americano, foi a única brasileira a estar na final no Campeonato Mundial.

Neste ano, conquistaram outros importantes títulos no Campeonato Brasileiro. Os ginastas trouxeram para casa os títulos de pentacampeões por equipe, categoria adulta, com a maior nota existente na história da Aeróbica brasileira; pentacampeões no grupo adulto; tricampeões no trio adulto e ainda vice-campeões na dupla adulto. Agora, mais uma vitória: tricampeões, na categoria adulta, por equipe, no Campeonato Pan-Americano.

O coordenador do projeto, professor Luiz Maciel, também é técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica. Encantado pela ginástica aeróbica desde a sua graduação, Luiz Maciel cresceu no esporte e possibilitou que ele se fortalecesse na Universidade. Em 2010, assim que ingressou como docente na UFLA, inseriu o projeto com um cunho social, um trabalho que vai além das competições.

“Temos muita visibilidade com relação às competições, mas também exercemos um forte trabalho social. Hoje, atendemos a cerca de 200 crianças, jovens, adultos universitários, gratuitamente. Assim que eles entram, já os aconselho a ingressarem na Universidade, que é preciso ir além dos nossos treinamentos, para dar continuidade nos estudos. Temos o compromisso de abrir os olhos das crianças, da comunidade e possibilitar a entrada na Universidade. Eu tenho atletas que estão comigo desde que eram crianças e que ingressaram na UFLA”, comenta o coordenador.

Lavras, Ijaci, Perdões, entre tantas outras cidades, são atendidas no projeto. Para ingressar, é preciso que a criança tenha pelo menos cinco anos. O professor explica que a procura é grande, e por isso, os interessados devem deixar os nomes cadastrados em listas de espera, para que possam ser chamados sempre que surgir uma nova vaga.

Para quem deseja entrar, é preciso saber que o trabalho é árduo. Aqueles que já participam de competições treinam de segunda a sábado, de quatro a cinco horas por dia. “Nem em feriados descansamos, somente aos domingos, e ainda depende se há alguma competição em vista. Para as Olimpíadas, por exemplo, treinamos de janeiro a agosto, de segunda a segunda, sem feriado, sem domingo”, ressalta Luiz.