Prêmio Capes 2017: três teses da UFLA recebem menção honrosa

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou três menções honrosas na edição de 2017 do “Prêmio Capes de Tese”. Foram destacadas as pesquisas: Investimento direto estrangeiro e a política industrial: um estudo dos efeitos de transbordamentos em países da América Latina; Avaliação do potencial de uso agrícola da fluorita com óxido de silício (AgroSiCa), derivado da fabricação de fertilizantes fosfatados; e Understanding the difference in beef quality between angus and nellore cattle through a proteomic and phosphoproteomic approach.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, o trabalho em conjunto fez toda diferença para que a Instituição estivesse bem representada nesta edição. “Criamos neste ano, o Prêmio Tese UFLA, uma seleção interna, similar a da Capes, em que os Programas deveriam nos enviar as melhores teses referentes ao ano anterior. Todas selecionadas foram encaminhadas a Capes, então, conseguimos um número relevante para concorrer à premiação. Trabalhando em conjunto, conseguimos as três menções honrosas. Motivo de muito orgulho para todos nós da Pró-Reitoria de Pós-Graduação”.  A premiação interna ocorrerá na semana do Congresso da Pós-Graduação, que será realizado entre 27 de novembro e 1º de dezembro.

A pesquisa “Understanding the difference in beef quality between angus and nellore cattle through a proteomic and phosphoproteomic approach”, foi realizada por Rafael Torres de Souza Rodrigues, com a orientação do professor Mario Luiz Chizzotti, do Programa de Zootecnia.

“Avaliação do potencial de uso agrícola da fluorita com óxido de silício (AgroSiCa), derivado da fabricação de fertilizantes fosfatados” foi defendida pelo estudante Lucas Alberth Ribeiro do Valle, que teve como orientador o professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do Programa de Ciência do Solo.

Já o estudo “Investimento direto estrangeiro e a política industrial: um estudo dos efeitos de transbordamentos em países da América Latina” teve como autora a estudante Nádia Campos Pereira Bruhn, do Programa de Administração, tendo como orientadora a professora Cristina Lelis Leal Calegario.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2017, seção 1, páginas 9 a 14, Portaria n° 199, de 6 de outubro de 2017, disponível no link http://capes.gov.br/CECOL/PortariaOutorgaPCT2017.pdf. A Menção Honrosa constitui-se de certificado, conforme especificado no Edital nº 18/2017, publicado no DOU de 17/05/2017.

A solenidade de entrega dos prêmios Capes será realizada no dia 7 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, às 17 horas. Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados. Desde a criação do Prêmio, as pesquisas desenvolvidas na UFLA têm obtido reconhecimento.

Histórico de trabalhos da UFLA que receberam a distinção

2006 – Autor: Giuliano Marchi – Orientador: professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (DCS).

2007 – Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale – Orientador: professor Robson Amâncio – Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE).

2008 – Autor: Mônica Juliani Zavaglia Pereira (indicada ao Prêmio) – Orientador: professor Magno Antonio Patto Ramalho – Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (DBI) e Autora: Kelen Cristina dos Reis – Orientadora: professora Joelma Pereira – Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (DCA)).

2009 – Autor: Ederson da Conceição Jesus – Orientadora: professora Fátima Maria de Souza Moreira – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (DCS))

2010 – Autor: Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros – Orientador: professor Ricardo Magela de Souza e coorientadores, professores José da Cruz Machado (UFLA), Paul Pare (Texas Tech) e Alan Pomella (iniciativa privada) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia).

2011 – Autor: Iara do Rosário Guimarães – Orientador: professor Luiz Carlos Alves de Oliveira – Pós-Graduação em Agroquímica (DQI/UFLA)).

2012 – Autor: Sílvio Junio Ramos – Orientação: Valdemar Faquin (DCS/UFLA) e Li Li (Cornell University, EUA) – Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo (DCS/UFLA) e Autora: Maria Cristina Silva (Menção Honrosa) – Orientação: professora Angelita Duarte Corrêa (DQI/UFLA) – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (vencedora do Prêmio Capes-Vale de Sustentabilidade)).

2013 – Autor: Eliane Cristina de Resende – Orientador: professor Mário César Guerreiro – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica e Autor: Guilherme Oberlender (Menção Honrosa) – Orientador: professor Luis David Solis Murgas e coorientadores: professores Márcio Gilberto Zangeronimo e Mônica Rodrigues Ferreira Machado, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA).

2014 – Autor: Carla Priscila Coelho – Orientação: professor Antonio Chalfun Júnior e coorientação do professor da Universidade de Guelph (Canadá), Joseph Colasanti -Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (Menção Honrosa).

2016– Autor: Teotônio de Carvalho- Orientação: professora Fátima Moreira (Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA) e Jos Barlow, pela Lancaster University, Reino Unido, e coorientação do professor James M. Tiedje, da Michigan State University (EUA).