Inscrições abertas para a segunda turma do curso a distância sobre CAR

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso a distância sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR). A capacitação é destinada exclusivamente a servidores do Incra e a prestadores de assistência técnica das empresas e entidades contratadas pela autarquia.

O curso gratuito é promovido pelo Incra em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A inscrição deve ser feita pelo site www.incracapacita.com.br no período de 14 a 23 de agosto.

As aulas e o material didático serão acessados via internet. A metodologia inclui videoaulas e exercícios de avaliação, com duração de 78 horas. Os alunos serão auxiliados com monitoria realizada por técnicos do Incra e da Ufla.

O objetivo é capacitar os alunos para utilização do CAR de acordo com a legislação ambiental vigente, especialmente o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012). O sistema foi criado pela referida norma com a finalidade de integrar as informações ambientais dos imóveis rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

O curso oferecerá embasamento para a implantação dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) de posses e propriedades rurais, obrigatórios com a vigência da nova lei. Para a adesão ao PRA é essencial a inscrição do imóvel rural no CAR. Na capacitação, o foco será nos assentamentos da reforma agrária e nos territórios de comunidades remanescentes de quilombos titulados.

A coordenadora de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra, Ivana Silva Sobral, avalia que é importante que servidores de todos os setores fins participem do curso, tendo em vista que o conteúdo é necessário para várias áreas de interesse da autarquia.

Seleção

Após a inscrição, será realizada uma seleção dos interessados, levando em conta critérios de prioridade a serem avaliados pelas superintendências regionais do Incra. Serão disponibilizadas 500 vagas a serem preenchidas, preferencialmente, 80% por servidores do instituto e 20% por prestadores de assistência técnica, que deverão informar o nome e o CNPJ da empresa contratante.

Quem foi selecionado para a primeira turma (no primeiro semestre de 2017) e não concluiu o curso não poderá participar da nova seleção. Já os interessados que não foram contemplados na triagem para a primeira turma deverão fazer a inscrição novamente.

O resultado da seleção será divulgado no período de 4 a 6 de setembro e o curso iniciará em 11 de setembro.

Parceria

A capacitação é promovida pela Coordenação Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra por meio do termo de execução descentralizado, firmado com a UFLA para realização do cadastro ambiental dos assentamentos e territórios quilombolas titulados.

Curso a distância sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Público: servidores do Incra e profissionais de empresas e entidades de assistência técnica contratadas pela autarquia
Inscrições: 14 a 23 de agosto
Resultado da seleção: 4 a 6 de setembro