Realizado na UFLA o II Simpósio Ética e Bioética – uma visão prática

Foi realizado nessa terça-feira (18), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o II Simpósio Ética e Bioética. O evento atraiu estudantes e professores de vários cursos da Universidade e teve como objetivo reunir a visão de profissionais com diferentes formações acadêmicas para uma abordagem global sobre ética e bioética, com enfoque principal na área da saúde e/ou pesquisas que envolvam humanos e animais.

O primeiro palestrante da noite, professor do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) e presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), Juliano Vogas Peixoto, explanou sobre os conceitos éticos básicos que devem ser considerados no uso de experiências em animais em ensino e pesquisa e orientou sobre o procedimento de solicitação junto ao Comitê.

Juliano ressalta que os resultados obtidos com os experimentos devem ser relevantes a ponto de compensar o estresse causado nos animais e o ideal é que os pesquisadores explorem todas as alternativas antes de utilizarem os bichos.

A presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) da UFLA e professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Giancarla Aparecida Botelho Santos explanou a importância da existência dos comitês de ética tendo em vista as diversas atrocidades já realizadas em seres humanos durante experimentos e pesquisas científicas em várias partes do mundo.

Um debate em mesa-redonda compôs a terceira parte do Simpósio e contou com a presença dos professores Sérgio Alves Bambirra e Raimundo Vicente Sousa, do DMV, Michel Cardoso de Angelis Pereira, do Departamento de Nutrição (DNU), Lucas Giarolla Gonçalves de Matos e Kátia Poles, do DSA. Junto aos estudantes, os professores abordaram o uso de animais para fins didáticos, redes sociais e a ética profissional e espiritualidade.

O professor Sérgio afirma que “por mais que os humanos tenham competência técnica para realizar experimentos em animais, é necessário cautela na realização dos procedimentos, pois se deve levar em conta o bem-estar e o comportamento dos animais.”

O evento teve o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Simpósio de Bem-Estar e Comportamento Animal

Em comemoração aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Bem Estar e Comportamento Animal (Neca) da UFLA, será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro uma edição especial do Simpósio de Bem-Estar e Comportamento Animal.

Mais informações com a equipe do Neca.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig