Duas startups de estudantes da UFLA são selecionadas para programa de pré-aceleração

Integrantes da LARE e We.Play

Duas startups, formadas por estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foram selecionadas para participar do programa de pré-aceleração de startups Lemonade. O programa tem como objetivo a transformação de ideias e tecnologias em negócios, e está sendo realizado em Belo Horizonte desde o dia 10 de julho. Durante dez semanas, os membros dos empreendimentos selecionados capacitam-se para a construção do modelo de negócio, em análises de mercado e na realização de projeções financeiras. As equipes que passarem para a segunda etapa terão apoio na captação de recurso via Sebraetec para desenvolvimento de protótipo ou negócio.

As startups que têm como membros estudantes da UFLA são a We.Play, que cria um aplicativo para conectar apaixonados por esportes; e a LARE, que desenvolve um aplicativo para conectar viajantes com famílias locais dispostas a recebê-los para refeições.

Para o estudante de Sistemas de Informação Rennan Campos, diretor-geral da We.Play, “o Lemonade é uma oportunidade única para continuarmos validando nossa solução (agora em um escopo mais amplo), além de desenvolver melhor o modelo de negócio e a equipe, principal parte da startup”. A aprovação no programa de pré-aceleração também foi comemorada por João Paulo Tavares, diretor-geral da LARE e mestrando em Engenharia de Sistemas. “Apesar de todas as dificuldades e nervosismo do momento, foi uma experiência muito bacana para toda a equipe. A banca foi muito receptiva, deu várias dicas e agora estamos na expectativa de viver essa experiência única”.

O Lemonade aproveita o público formado em programas da fase de criação (como Startup Weekend e Programa Mineiro de Empreendedorismo) para um programa de dez semanas. Nele, as melhores experiências dos programas de validação e consolidação se unem à preparação financeira e de mercado para formar startups fortes de tecnologia das universidades prontas para serem investidas e aceleradas.

As duas startups surgiram em experiências empreendedoras: a LARE surgiu durante o Startup Weekend Lavras, que ocorreu no início de junho, sendo considerada a terceira melhor startup do evento; e a We.Play nasceu durante o Startup Weekend Inatel, realizado de 28 a 30 de abril, em Santa Rita do Sapucaí. Ela foi escolhida a melhor do evento.

A banca de seleção do Lemonade foi realizada no dia 30/6 e contou com mais de 60 startups classificadas após inscrições na primeira fase do programa. Dessas, somente 30 foram selecionadas para o programa.

Lemonade

O programa é realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Fundepar, gestora de um programa de investimentos que apoia empresas emergentes de base tecnológica, por meio do aporte de recursos financeiros e suporte à gestão, correalizado pelo Governo de Minas Gerais por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), Sebrae-MG e Techmall, uma aceleradora de startups. O programa já contou com 8 edições, beneficiando mais de 200 startups e 800 empreendedores.