Edital esclarece como as notas do Enem serão utilizadas nos processos seletivos da UFLA

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por meio da Diretoria de Processos Seletivos (Dips), torna público o Edital Nº 232, referente ao ingresso aos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com validade para o primeiro e segundo períodos letivos regulares de 2018.

Poderão concorrer às vagas oferecidas pela UFLA, candidatos que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado nos dias 5 e 12 de novembro de 2017, cujas inscrições ocorrerão até 19 de maio (conforme estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira – Inep), podendo ser utilizados outros critérios de seleção, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFLA).

Sessenta por cento (60%) das vagas dos cursos de graduação presenciais do primeiro período e a totalidade das vagas do segundo período de 2018 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada – Sisu, sistema esse cujas vagas são preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem. Os candidatos deverão se inscrever no Sisu em datas a serem definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos da 3ª Etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS (Grupo XVII, Triênio 2016/2018), deverão também participar do Enem/2017. Quarenta por cento (40%) das vagas dos cursos de graduação presenciais do primeiro período de 2017 serão destinadas à 3ª Etapa do PAS (Grupo XVII, Triênio 2016/2018), cujos candidatos deverão efetuar sua inscrição no endereço www.ufla.br/pas, em período a ser definido posteriormente, indicando o curso para o qual pretendem concorrer.

As vagas dos cursos de graduação, modalidade à distância, serão preenchidas por meio de Processos Seletivos próprios, podendo ser utilizadas as notas do Enem como critério de seleção e classificação. No caso do curso semipresencial de Pedagogia Bilíngue Português-Libras, está definido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC), responsável pela oferta, que o Enem será a forma de seleção (leia mais).

Eventuais vagas destinadas para Mudança Interna de Curso, Transferência de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior e Obtenção de Novo Título serão preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem.

Os editais da UFLA contendo as normas para a utilização do Enem serão publicados posteriormente.

Camila Caetano – jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.