Boletim técnico da UFLA sobre criação racional de caprinos é publicado no Capril Virtual

O Capril Virtual, serviço da Germer Gestão em Agronegócios, publicou nesta quarta-feira (19/4) um boletim técnico realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre a criação racional de caprinos. O portal Capril, especializado em ovinos e caprinos, é voltado ao produtor rural brasileiro, estudantes e profissionais ligados à área.

O boletim técnico foi produzido pela professora Maria das Graças Carvalho Moura e Silva, do Departamento de Zootecnia (DZO/UFLA) e os acadêmicos Cleiton Rodrigues Diniz e Amanda Carvalho Rosado dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária respectivamente. “A caprinocultura é uma atividade pecuária viável, onde se apresenta como mais uma alternativa de fixação do homem ao campo. No Brasil, a distribuição da atividade é marcante. A região nordeste concentra mais de 90% dos caprinos do Brasil, em sua maioria criados em condições precárias, para a obtenção de carne e pele. Por outro lado, no centro-sul e em alguns criatórios no próprio nordeste vem se desenvolvendo uma caprinocultura voltada para a produção de leite, em altas produtividades”, ressaltam os pesquisadores.

O boletim apresenta a classificação zoológica; o efetivo de caprinos no mundo e no Brasil; os sistemas de criação; a formação e reprodução do rebanho; os aspectos nutricionais e o manejo alimentar; os manejos sanitários e as doenças mais comuns em caprinos; os produtos e subprodutos da caprinocultura, dentre outras temáticas.

“O momento atual, embora bastante favorável aos produtores, é também um momento de grande expectativa para toda a cadeia produtiva deste agronegócio. Essa expectativa decorre da necessidade de modernização de importantes elos desta cadeia, principalmente naqueles segmentos na pós-porteira das fazendas, nas atividades agroindustriais, nas ações mercadológicas, na distribuição e comercialização dos produtos”, destacam.

Acesse aqui o boletim completo.

Camila Caetano- jornalista, bolsista Dcom/ Fapemig.