A terça-feira (21/3) foi de negociações para a UFLA em Brasília

O reitor da UFLA teve audiência nesta terça (21/3) com o ministro Mendonça Filho (ao centro) e o deputado federal Carlos Melles (à direita). O objetivo foi tratar de demandas da Universidade e de propostas de novos projetos.

Temas de interesse da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram tratados em Brasília, nesta terça-feira (21/3). O reitor da Instituição, professor José Roberto Soares Scolforo, participou de reuniões no Ministério da Educação (MEC) e na Advocacia-Geral da União (AGU). Na pauta das negociações, estavam o orçamento da UFLA, a demanda pelas vagas pactuadas para os novos cursos da Universidade e investimentos em equipamentos e custeio, além de outras questões emergenciais para a Instituição.

A programação incluiu uma reunião como o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e com o deputado federal Carlos Melles. Houve também encontro com o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, e com o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Mauro Rabelo. De acordo como professor Scolforo, as reuniões foram positivas porque os projetos apresentados foram bem recebidos pelo MEC e uma agenda para continuidade das negociações já está programada. “Teremos, inclusive, reuniões em outros ministérios nos próximos dias para darmos andamento aos projetos. Por meio dos resultados de alta qualidade alcançados pela UFLA, temos obtido a sensibilização necessária para que a Instituição possa continuar a avançar, mesmo em tempos de crise. O ministro reconheceu a relevância do papel da UFLA para o País e a necessidade de apoio às propostas”.

Em Brasília, o reitor  se reuniu com o procurador-geral federal, Cleso José da Fonseca Filho, da Advocacia Geral da União (AGU), e com a subsecretária de Planejamento e Orçamento do MEC, Iara Ferreira Pinheiro.

Os esforços nas negociações buscam resultados que contribuam para beneficiar diferentes projetos da UFLA: além dos novos cursos, estão envolvidas ações referentes à Estação de Tratamento de Água, ao Parque Tecnológico, à Biblioteca, ao Centro de Eventos, ao Centro de Cultura, às iniciativas de acessibilidade, laboratórios, serviços de saúde e parceria para oferta de ensino médio conjunto com o Instituto Federal do Sul de Minas.

Questões orçamentárias

Nesta quarta-feira (22/3), o reitor concedeu entrevistas à Rádio Universitária e à TVU e comentou sobre o orçamento da Universidade. Ele avaliou que, apesar da crise econômica do País em 2016, a Universidade, por meio de muito esforço interno e do apoio de atores políticos, conseguiu a liberação de 100% do orçamento programado no ano passado, além de ter conquistado um ganho de 15% em relação a 2015. “A liberação integral do orçamento de 2016 só ocorreu para poucas universidades federais e fomos uma delas, o que é fruto de um empenho conjunto. Sempre tivemos a importante contribuição do deputado federal Reginaldo Lopes nas negociações. Temos contado com o deputado Carlos Melles na viabilização de projetos e essa tem sido uma atuação fundamental”.

De acordo com Scolforo, as previsões são de que 2017 seja um ano de maiores dificuldades devido a cortes de recursos que ainda deverão ocorrer. “Por isso, é importante que façamos como no ano anterior, e de forma ainda mais intensa: devemos aprimorar nossos planejamentos e trabalhar muito para a conquista de novas oportunidades. Em situações de crise, não há outra saída; é preciso criatividade e muito esforço”.

O reitor enfatizou ainda que todo o esforço direcionado para investimentos na UFLA beneficia não só a comunidade interna, mas traz resultados para Lavras. “A UFLA, com seus estudantes, servidores, funcionários terceirizados e com as obras que empreende, movimenta a economia local, além de oferecer ensino, extensão, cultura e outros projetos voltados para a sociedade. Portanto, sabemos que ao trabalhar pela UFLA, estamos trabalhando para todo o entorno. Esse é um estímulo para todos nós.”