UFLA entre as TOP 10 do Brasil pelo IGC/MEC

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das onze instituições de ensino superior brasileiras (entre universidades e institutos federais de educação) que alcançaram o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8/3). Com o resultado, a Universidade se mantém no grupo de destaque, entre as TOP 10 do Brasil. Das 2.109 instituições avaliadas, entre públicas e privadas, apenas 1,1% obtiveram o conceito 5, considerado de excelência. Os dados são referentes a 2015.

Mesmo após a última alteração da metodologia de cálculo do IGC (2014), a UFLA se manteve entre as onze instituições brasileiras com nota máxima. Além disso, evoluiu uma posição, ocupando o 9º lugar no País, sendo a única universidade de pequeno porte a englobar o seleto grupo.

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são apurados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revelam, em uma escala de notas de 1 a 5, como estão avaliados os cursos de graduação de todas as instituições de ensino superior do País. São considerados o conceito obtido pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Em 2015, ano base sobre o qual foram calculados os resultados recém-divulgados, integraram a avaliação cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, avalia que os resultados alcançados pela instituição nos indicadores do Inep refletem o esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica – estudantes, professores e técnicos administrativos, além de demais colaboradores e parceiros.  “É sempre um orgulho para nós saber que estamos em um grupo de excelência, mesmo sendo ainda uma universidade de menor porte, localizada em uma cidade de interior do Estado de Minas Gerais. As avaliações externas nos incentivam a perseverar na busca por melhorias contínuas, sempre com o objetivo de prestar um serviço de alta qualidade à sociedade. Sendo simplesmente o resultado de uma construção coletiva, com uma gestão que respeita o ser humano, contudo, sem abrir mão da eficiência”.

O trabalho desenvolvido na UFLA tem buscado privilegiar uma interação permanente de ações de assistência estudantil, extensão, atividades extracurriculares, infraestrutura, incentivo à pesquisa e ao empreendedorismo. A avaliação é de que a atenção a todos esses projetos e iniciativas projetam reflexos positivos na qualidade do ensino e dos cursos, assim como no desempenho dos estudantes. Como instituição centenária, as conquistas do presente são também consideradas como frutos do trabalho de uma sequência de gerações que vêm se empenhando para consolidar a qualidade da Instituição.

Os indicadores considerados pelo Inep

Conceito do Enade: baseado no desempenho obtido pelos dos estudantes concluintes da graduação na prova do Enade, que avalia pontos de formação geral e de conhecimentos específicos.

CPC: inclui variáveis como o resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

IGC: calculado com base na média dos CPCs dos cursos de graduação avaliados (ponderada pelo número de matrículas) e na média dos conceitos de avaliação da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Alteração de cálculo

Essa última edição dos indicadores trouxe uma alteração no cálculo do conceito do Enade e do CPC , que passou a ser feito para cada curso de graduação avaliado na instituição, e não mais para o conjunto de cursos que compõem determinada área de avaliação. A mudança permite uma interpretação específica dos resultados dos cursos.

Instituições com conceito máximo (5)Acesse o site do Inep e consulte os relatórios completos.

Confira matéria publicada nesta quinta (9/3) no Estado de Minas sobre o desempenho das instituições mineiras no IGC.