Projeto da UFLA oferece à comunidade de Lavras a criação de websites

O Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA) oferece à comunidade o projeto extensão Meu Primeiro Website – MPW, com uma equipe técnica responsável pelo desenvolvimento de websites, por meio do CMS WordPress, que atendam às necessidades de micro/pequenos empresários, profissionais liberais, além de ONGs das mais diversas áreas, inseridos em Lavras.

Além disso, a equipe capacitará os participantes do projeto quanto à utilização do WordPress para realização de tarefas de manutenção e evolução dos websites entregues pela equipe técnica, garantindo assim a autonomia desses participantes com relação à assistência de terceiros ou de empresas especializadas.

Os interessados devem se inscrever no site http://projetompw.dcc.ufla.br/ até 8 de janeiro de 2017. O projeto iniciará em 6 de fevereiro.

Esclareça suas dúvidas: 

  1. O que é um CMS e o que é WordPress?

Um CMS, do inglês Content Management System, é um sistema gerenciador de conteúdos, isto é, um programa de computador que permite que usuários com um conhecimento mínimo de informática básica consigam criar e gerenciador seus próprios websites. WordPress é um dos sistemas CMS mais conhecidos no mundo. Há relatos de que 1/4 (isto é, 25%)  da web é feita em WordPress. Este site em que você está navegando agora, por exemplo, foi feito em WordPress.

  1. Qual é o custo para participar do projeto?

O projeto é totalmente gratuito. Contudo, nós pedimos, encarecidamente, a doação de dois kg de alimento não perecível, que serão encaminhados a entidades filantrópicas de Lavras e região.

  1. Há algum custo para manter meu website “no ar” após o término do projeto?

A resposta para esta pergunta é: depende. A nossa equipe está instruída a usar apenas tecnologias gratuitas para desenvolvimentos dos websites, de forma a garantir produtos funcionais e livres de custo aos participantes do projeto. Contudo, há certas demandas para as quais os custos não podem ser evitados, nem arcados pela equipe do projeto.

  1. Eu precisarei saber programação para participar do projeto?

Definitivamente, não. A maior parte do projeto, isto é, o desenvolvimento de todo o website será feito por nossa equipe de desenvolvimento. Você atuará apenas como um cliente, informando suas necessidades à nossa equipe. Contudo, no último mês do projeto, lhe daremos um treinamento para que você possa, por si só, continuar evoluindo o seu website. Mas calma, não se desespere! Como nossa equipe irá desenvolver seu website em um sistema gerenciador de conteúdos (veja a resposta da Questão 1), basta que você tenha conhecimentos básicos de informática, como por exemplo, ligar o computador, copiar arquivos e pastas no seu computador e, principalmente, utilizar um navegador web, tal como Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.

  1. Qual é o público-alvo deste projeto?

O projeto possui um público-alvo bem abrangente, contemplando micro e pequenos empresários, profissionais liberais e membros de ONGs da comunidade Lavrense.

  1. Como será o processo de seleção dos participantes? Quantos participantes serão chamados?

Serão selecionados 12 (doze) participantes por ano, 6 (seis) para cada semestre de 2017. Haverá também uma lista de espera, que será usada em casos de desistência. Após o término do período de inscrições, a equipe do projeto MPW fará a triagem e a seleção dos participantes, com base nas informações fornecidas pelos candidatos e em critérios de seleção a serem definidos. Contatos com os candidatos, via telefone e/ou email, podem ser realizados para confirmação de algumas informações.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.