Professor da UFLA recebe prêmio de melhor tese de doutorado da IEEE CIS

Professor Daniel Furtado Leite do Departamento de Engenharia da UFLA
Professor Daniel Furtado Leite do Departamento de Engenharia da UFLA

Pela primeira vez, a IEEE Computational Intelligence Society (IEEE CIS), por meio de seu comitê administrativo, premiou uma tese de doutorado defendida na América do Sul. O premiado foi o professor do Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Daniel Furtado Leite, pela tese “Evolving Granular Systems”.

Daniel já havia recebido o prêmio de melhor tese das Américas na área de Inteligência Computacional e Artificial, da North American Fuzzy Information Processing Society (Nafips), e do Brasil, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A solenidade de premiação da IEEE CIS será realizada em julho de 2017, na Conferência FUZZ-IEEE, em Nápoles – Itália.

O professor explica que os métodos propostos na tese têm sido empregados na modelagem e no controle de sistemas dinâmicos não-lineares, cujas equações são variantes no tempo, desconhecidas ou possuem parâmetros incertos; na previsão de séries temporais granulares; e em reconhecimento de padrões no espaço e no tempo em uma variedade de áreas do conhecimento.

Daniel destaca que a pesquisa está alinhada com os desafios atuais em computação, engenharia de automação e sistemas de informação, quanto ao tratamento e representação de grandes volumes de dados em tempo real, computação cognitiva, e heterogeneidade da informação. O professor ressalta que a pesquisa básica contribui na direção de uma mudança de paradigma no qual sistemas computacionais inteligentes são centrados em humanos e inspirados na forma com que realizam tarefas e se interagem socialmente.

“Teorias fundamentais como a teoria da matemática intervalar moderna de Moore; a teoria fuzzy de Zadeh; teoria da evidência de Dempster e Shafer; teoria dos conjuntos aproximados de Pawlak; teoria da probabilidade de Kolmogorov; e a teoria da possibilidade de Zadeh, Prade e Dubois provêm fundamentos para o tratamento formal de incertezas de diferentes naturezas. A computação granular engloba ou toma por base todas essas teorias em uma plataforma comum de forma a ser entendida como uma teoria geral para tratamento da incerteza por parte das máquinas”, afirma o professor.

O professor Witold Pedrycz, da University of Alberta, líder da área e nominador da tese, a referiu como: “Opens new ground in the theory, algorithms and applications of evolving granular computation to solve a much wider class of problems that previously possible”.

Atualmente, na UFLA, Daniel orienta trabalhos de mestrado relacionados à área de estudo da tese premiada junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESISA) e ao Computational Intelligence and Machine Learning Laboratory (CIML – UFLA).

Daniel realizou seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com orientação do professor Fernando Gomide, e coorientação do professor Pyramo Costa, do Instituto Politécnico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Acesse aqui a tese completa

Vencedores anteriores da Sociedade IEEE CIS:

2016: Wei-Neng Chen, Sun Yat-Sen University, China

2015: Yong Wang, Central South University, China

2014: Jane Jing Liang, Nanyang Technological University, Cingapura

2013: Haiping Lu, University of Toronto, Canadá

2012: Dongrui Wu, University of Southern California, Estados Unidos

2011: Huanhuan Chen, University of Birmingham, UK

2010: Michael Mavroforakis, University of Athens, Grécia

2009: Siang Yew Chong, University of Birmingham, UK

2008: Damien Coyle, University of Ulster, Northern Ireland, UK

2007: Juwei Lu, University of Toronto, Canadá

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA. 

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.