Gerente de Educação na Intel ministra palestra na UFLA- A Internet das Coisas que eu posso criar

intel_foto
Rubem Saldanha, gerente de Educação na Intel

Rubem Paulo Torri Saldanha, gerente de Educação na Intel, esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA), nesta quarta-feira (19/10) na Semana de Tecnologia da Informação (SETI). O palestrante abordou “A Internet das Coisas que eu posso criar”. Na ocasião, Rubem fez uma apresentação sobre a Intel, os produtos desenvolvidos, e compartilhou com os participantes uma visão de como é possível iniciar suas próprias descobertas.

Formado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Rubem relatou que durante a faculdade sempre foi movido pela curiosidade, em busca de algo novo. “Organizar eventos assim, de aluno para aluno, era algo que eu também fazia. E isso me deu experiência e vivência além da sala de aula”, comentou.

O palestrante também defendeu a importância das aulas práticas aos estudantes, proporcionando maior vivência de mercado. “Uma coisa que acho importante e que a Intel defende é você poder dar a possibilidade para os alunos de colocarem a mão na massa e não verem só a teoria. A teoria é necessária, mas sozinha faz com que o aluno desista do curso, não compreenda o porquê de estar fazendo isso. Então, é preciso fazer com que o estudante desenvolva um processo do início ao fim”.

Além disso, Rubem ressaltou a relevância de se ter profissionais capacitados para realizar pesquisas significativas. “A Intel desenvolve pesquisa internamente, então há profissionais doutores que se dedicam para ver qual a próxima onda, o que vai ser tecnologia em 10 anos”.

intel_2
Palestra: A Internet das Coisas que eu posso criar

Rubem enfatizou que a Intel há três anos é livre de minerais em conflito, monitorando a sua cadeia de fornecedores de metais preciosos para garantir que eles não usem trabalho escravo, metais contrabandeados, dentre outras ilegalidades. Além disso, como papel social, os funcionários da Intel tem o dever de fazer trabalhos voluntários. “A empresa dá todas as condições para que isso ocorra, ou seja, tem que ser em horário de trabalho da empresa (segunda a sexta, das 8h às 17h)”, disse.

O palestrante também apresentou aos participantes a nova era da atualidade, a IOT, em que é possível desenvolver novas tecnologias para solucionar problemas enfrentados no cotidiano, onde tudo passa a ser conectado em um universo online. “Conseguimos coletar dados dos mais diferentes tipos, que permitem novas experiências e tomadas de decisões, capazes de mudar a vivência do usuário. Até o final de 2020, teremos cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados, e a previsão é que haja 212 bilhões de sensores espalhados pelo mundo. Você tem que pensar na IOT conectada (transmitindo dados), inteligente (conectando os dados e avisando que há algo a ser feito), e autônoma”, relatou.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA; Colaboração: Luciana Tereza – estagiária DCOM.

Confira também a matéria realizada pela TV Universitária: