UFLA sedia a XII Reunião Brasileira de Controle Biológico de Doenças de Plantas

Cerimônia de abertura, realizada nesta terça-feira (19/10)

Pela primeira vez a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou a Reunião Brasileira de Controle Biológico de Doenças de Plantas, sendo realizada neste ano juntamente com o XVI Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas, sob a organização do Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit) e o Programa de Pós-graduação em Fitopatologia. Os eventos iniciaram nesta terça-feira (18/10) e seguem até sexta (21/10). Já são cerca de 300 inscritos.

Esta edição tem como tema central: “Integrando técnicas para entregar resultados” e dentre os 18 palestrantes, 7 são internacionais. Durante a semana, eles irão abordar questões técnicas e regulamentares sobre controle biológico, tais como a diversidade e a utilização de agentes bacterianos e fúngicos no biocontrole, novos métodos e abordagens moleculares, a parceria público-privada, o controle de qualidade, formulação, registro e os desafios encontrados em iniciar sua própria empresa de controle biológico.

Para o professor Flávio Henrique Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFLA, todos que acreditaram na iniciativa do controle biológico de doenças de plantas, hoje, colhem frutos. “É uma satisfação muito grande ver a atual situação do controle biológico, com toda a sua expansão”.

O coordenador geral do Nefit, professor Manoel Batista da Silva, também compartilha da mesma perspectiva. “Quando falamos de controle biológico, podemos afirmar que é a área que mais cresce na fitopatologia”.

Na cerimônia de abertura, o professor Márcio Machado Ladeira, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, afirmou que este tipo de evento permite que a qualidade de ensino na UFLA aumente cada vez mais, além de fazer parte da cultura da Universidade. “E sem os estudantes isso não é possível, nós professores somente direcionamos”, complementou.

O chefe do departamento de Fitopatologia, professor Eduardo Alves, também enfatizou o trabalho realizado pelos estudantes. “Um evento assim nos deixa muito satisfeito, pois é organizado em sua maioria por nossos alunos”.

É válido ressaltar que o Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas é um evento bem consolidado promovido anualmente pelo Nefit/UFLA há mais de uma década e marcado pela intensa participação da comunidade universitária nacional e profissionais de diversas instituições ligados à agronomia, sendo o tema central sempre voltado à divulgação e discussão das principais tecnologias na área.

Já a Reunião Brasileira de Controle Biológico de Doenças de Plantas ocorre a cada três anos, em locais distintos, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre cientistas de renome envolvidos na pesquisa sobre controle biológico de doenças de plantas e uma audiência de pesquisadores e estudantes, a fim de contribuir para o crescente mercado de produtos biológicos no Brasil.

Interessados em participação ainda podem se inscrever. Confira aqui a programação completa.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.