Inicia na UFLA a Semana de Tecnologia da Informação – mais de 700 inscritos

Cerimônia de abertura da III Semana de Tecnologia da Informação

Iniciou nesta segunda-feira (17/10) a Semana de Tecnologia da Informação (SETI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na sua terceira edição, o evento contará com cerca de 40 palestras, das 8h às 23h, durante sete dias, totalizando em mais de cem horas de conteúdo. Neste ano, em apenas duas horas já somavam mais de 300 inscritos. Até o momento, estão confirmados cerca de 700 participantes, superando a última edição do evento.

Dentre a programação, destaca-se Rubem Paulo Torri Saldanha, da Intel, que abordará “A Internet das Coisas que eu posso criar”. Rubem apresentará tudo o que a Intel está fazendo nesse novo tema, permitindo uma visão de como é possível iniciar suas próprias descobertas nessa área. A palestra será na quarta-feira (19/10) às 13 horas.

As inscrições para as palestras são gratuitas e ainda podem ser realizadas. Para os mini-cursos, é necessária a doação de 3 kg de alimentos não perecíveis que serão doados. Após a realização, todos terão certificado de participação de acordo com as palestras assistidas. Interessados em participar podem acessar: http://www.seti2016.com.br/

Na abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (17/10), às 10h, o pró-reitor de Pós-Graduação da UFLA, professor Rafael Pio, ressaltou a quantidade significante de estudantes presentes. O chefe do Departamento de Ciência da Computação, professor Renato Ramos, também enfatizou a relevante participação dos alunos. “Esse é o tipo de evento que traz ao estudante algo que não conseguimos passar em sala de aula. Há muito conhecimento extra que faz a diferença na vida de cada um. O bom profissional não sabe só o básico, por isso é preciso buscar sempre mais”, comentou o professor Renato.

Para o estudante Israel Gonçalves, do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação e um dos coordenadores do evento, a SETI é essencial para que o estudante tenha contato com diversos profissionais, sendo uma grande oportunidade para fazer a escolha certa de que área seguir como carreira.

Nesta edição, a SETI levará o público participante a uma grande viagem entre as principais tendências da área da tecnologia, como contato com o mercado de trabalho, além de proporcionar uma oportunidade de crescimento profissional e acadêmico dos participantes. Serão realizadas palestras, minicursos, debates, mesas redondas, estandes de empresas e outras atividades.

A SETI teve como organização o Departamento de Ciência da Computação (DCC), os Centros Acadêmicos de Ciência da Computação e de Sistema de Informação, o Programa de Educação Tutorial Institucional Ciência da Computação e Sistema de Informação, e a Empresa CompJr.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.