Criadores de Galo Índio Gigante passaram por capacitação ministrada por professor do DMV

foto-curso-1Foi promovido no último domingo (4/9) o curso “Coleta de sêmen em galos índio gigante e inseminação artificial”, direcionado a criadores de Minas Gerais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi parceira da Associação Brasileira dos Criadores de Índio Gigante (ABCIG) na realização do curso, coordenado pela Universidade do Frango Índio Gigante (UniABCIG). Os criadores beneficiados estão ligados à Associação de Criadores de Índio Gigante de Minas Gerais (ACIGMG).

O evento ocorreu na cidade de Baldin-MG, no criatório da Fazenda Galo Gigante. O conteúdo do curso foi ministrado pelo professor da área de Anatomia Veterinária do Departamento de Medicina Veterinária (DMV/UFLA) Juliano Peixoto. O professor contou com o auxílio do estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Tiago Teixeira da Silva durante o desenvolvimento das atividades, que reuniu 14 criadores.

foto-curso-12Uma primeira edição do curso foi promovida em Paraopeba-MG em 23 de julho, quando a UFLA também esteve representada pelo professor Juliano e pelo Tiago. O objetivo dessa atividade de extensão é capacitar os participantes para implantar o processo de inseminação artificial em seus criatórios, o que melhora a reprodução e a genética dos animais domésticos ou de produção. A técnica traz entre suas vantagens o aumento na fertilidade dos ovos.