Parcerias internacionais fortalecem o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Professora Priscila Vieira Rosa, em palestra na Universidade de Córdoba – Colômbia

As parcerias internacionais fazem parte do histórico do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ). Os esforços para fortalecer as ações de internacionalização fortalecem o Programa e promovem novas oportunidades para estudantes e professores.

Uma dessas parcerias tem como temática a área de Aquicultura. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) mantém convênio com a Universidad de Córdoba – Colômbia (Unicordoba) desde 2009, por meio de ações nessa área do conhecimento. No âmbito da parceria, já foram realizados treinamentos para pós-graduandos e docentes do PPGZ, projetos conjuntos e, anualmente, o Setor de Piscicultura da UFLA recebe discentes para realização de estágio supervisionado.

Como marco da relação interinstitucional UFLA-Unicordoba, a professora Priscila Vieira Rosa, do Departamento de Zootecnia, foi convidada como palestrante especial da Semana Internacional Acadêmica da Unicordoba. No período de 27 de agosto a 3 de setembro, a professora participou de treinamento intensivo, com a apresentação da palestra “Recentes avanços em nutrição de peixes” e a realização do minicurso com a temática “Enzimas digestórias, exógenas e metabólicas na nutrição de peixes”.

A parceria com a Unicordoba teve início com projetos conjuntos na área de Aquicultura, tendo a coordenação da professora Martha Janeth Prieto Guevara (Unicordoba), doutora pela UFLA, no programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

Professor Visitante

Professor Jose Fernando Lopez Olmeda, da Universidad de Murcia-Espanha, temporada na UFLA para fortalecer as parcerias no PPGZ

No período de 5 a 18 de setembro, a UFLA recebeu o professor Jose Fernando Lopez Olmeda, da Universidad de Murcia-Espanha, para fortalecer as parcerias no PPGZ. Neurocientista, endocrinologista e cronobiologista, o pesquisador compartilhou com estudantes e professores a experiência de utilizar o peixe como modelo experimental. Referência na área de nutrigenômica – influência de nutrientes em fatores de transcrição gênica, a parceria rendeu bons frutos para o Programa.

Nesse período, o pesquisador realizou análises no âmbito de projetos conjuntos com a UFLA, ministrou a palestra intitulada “Técnicas de Biologia molecular aplicadas à Aquicultura”, e participou da banca da 200ª defesa de tese de doutorado do PPGZ, da discente Raquel Tatiane Pereira, tendo com ênfase a temática nutrição de peixes.

O coordenador do PPGZ e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Márcio Machado Ladeira, ressaltou a importância da participação dos professores estrangeiros na consolidação da internacionalização do Programa, por meio de mobilidades internacionais dos alunos e de parcerias em orientações, projetos e artigos publicados. Em sua avaliação, a participação de pesquisadores renomados permite que os estudantes adquiram conhecimentos proeminentes, que fazem toda diferença na formação profissional. “O contato com tecnologias desenvolvidas em outras universidades é de extrema importância para a formação de nossos discentes”, conclui.

Pela segunda vez na UFLA, o professor destacou o caráter multidisciplinar do laboratório de Biologia Molecular do DZO e do Laboratório de Análises de Sementes. “Fiquei encantado com os equipamentos disponíveis e a ajuda dos pesquisadores que trabalham nesses laboratórios. Foi uma experiência sensacional e espero que se repita em colaborações futuras”, reforçou.

A vinda do professor visitante teve o apoio do CNPq, em projeto com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).