UFLA recepciona mais de 1700 calouros – veja fotos

recepcao2A vida universitária de mais de 1700 estudantes da UFLA começou na noite de 15/9: os ingressantes do período letivo 2016/2 participaram da cerimônia oficial de recepção de calouros, no Ginásio Poliesportivo. Representantes de entidades estudantis e membros da Direção Executiva deram as boas-vindas e forneceram importantes orientações.

O primeiro recado foi sobre o aplicativo Minha UFLA. Sua desenvolvedora, Sara Araújo, criou o aplicativo como projeto de conclusão de curso e contou com o apoio da Universidade para a implementação. Sara apresentou as funcionalidades do Minha UFLA, como acesso às notas e horários de aula; cardápio e saldo no Restaurante Universitário; itinerário do ônibus circular interno; e mapa da UFLA.

O diretor da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Erasmo Evangelista de Oliveira, declarou que se trata de uma efetiva contribuição da academia para a solução de questões práticas. Assim, é uma forma mais direta para acesso a informações acadêmicas pelos estudantes – e foi feito seguindo parâmetros de acessibilidade. O Minha UFLA já foi instalado em cerca de 3 mil aparelhos Android.

O pró-reitor de Graduação, professor Roney Ximenes Martins, falou sobre as atribuições dessa Pró-Reitoria, responsável pelos registros acadêmicos dos graduandos. Ele também recordou que a UFLA tem se consolidado devido a gerações de estudantes que passaram pela Instituição nos últimos 108 anos: “Cuidem da UFLA e nos ajudem a aprimorá-la”, concluiu.

IMG_0893O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, apresentou brevemente o papel das demais pró-reitorias. Ao final, destacou o empenho dos coordenadores de curso, chefes de departamento e assessores em estarem presentes na recepção: “Vocês (estudantes) são extremamente preciosos para a Instituição, porque demonstrarão, no futuro, a qualidade de ensino praticada na UFLA, onde serão lapidados para serem excepcionais cidadãos: solidários, capazes de trabalhar em equipe e de tomar iniciativa”.

Matheus Oliveira

Até o momento, 1744 estudantes ingressaram na UFLA no período letivo 2016/2. Esse número tende a aumentar, pois ainda estão sendo feitas chamadas. A escolha de muitos estudantes foi feita com base em referências recebidas de parentes e amigos. Este foi o caso de Matheus Oliveira Costa, que vem de Belo Horizonte para cursar Física: “Estou muito feliz em entrar para este curso. Ouvi boas recomendações sobre a estrutura da Universidade e comprovei, ao chegar”.

A caloura de Medicina Veterinária, Iara Malta, também veio para Lavras com prévio conhecimento sobre a UFLA: “Optei pelo curso por dois motivos: primeiro, porque sou apaixonada pelos animais e não me imagino fazendo outra coisa. Segundo, porque ouço há tempos sobre a UFLA e, por isso, quis vir”, diz a estudante, que veio de Alfenas (MG).

Jordana Vettori

“Meu pai formou-se aqui e também tive boas referências de amigos que fazem graduação. Quando meu pai me trouxe, fiquei bastante animada”, conta Jordana Vettori, de Conceição do Rio Verde, que fará ABI – Engenharias.

“Ainda almejo um curso que não é oferecido na UFLA, mas escolhi o curso de Administração por sua ampla gama de possibilidades. Minha expectativa é a de absorver o máximo conhecimento possível”, diz Bruno Eduardo Rezende Fonseca, lavrense, do curso de Administração.

Programação da Recepção de Calouros

16 de setembro (sexta-feira) – reunião com representantes das pró-reitorias e setores da UFLA, em locais e horários que podem ser conferidos na programação completa. O objetivo desses encontros é a integração à rotina acadêmica. Também não haverá aulas para os calouros neste dia.

17 de setembro (sábado) – atividades culturais, esportivas, de integração e oficinas promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). As atividades serão no Centro de Integração Universitária – Ciuni (sua entrada fica na 2ª rotatória da UFLA), das 8h30 às 11h30. Calouros que tenham aula neste horário e/ou calouros dos cursos noturnos que não possam participar deste evento estarão dispensados.

19 de setembro (segunda-feira) – os ingressantes se reunirão com o coordenador de seu respectivo curso. Os locais e horários dessas reuniões também estão disponíveis na programação completa. Nesse encontro, os calouros conhecerão a estrutura do seu curso na UFLA. Também não haverá aulas para os calouros neste dia.

21 de setembro (quarta-feira) – serão realizadas palestras ministradas pelo reitor da UFLA e pelo professor João Chrysostomo de Resende Júnior, no Salão de Convenções, a partir das 14 horas. Os docentes abordarão a sustentabilidade e a inclusão com qualidade na UFLA

22 de setembro – Trote Solidário. A participação é voluntária e serão fornecidos mais detalhes no dia de Integração à Rotina Acadêmica (16/9).

Presença obrigatória

Os calouros devem participar de toda a programação: a Resolução Cepe n° 42, de 21 de março de 2007, em seu Art. 49 dispõe que: “O estudante que deixar de comparecer às atividades de recepção de calouros será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade”;

• 2° “O estudante que necessitar ausentar-se durante as duas primeiras semanas letivas, por impedimento previsto no Decreto-Lei no 1.044/69 e nas Leis nos 715/69 e 6.202/75, deverá ter sua justificativa de ausência comunicada à PRG, por ele próprio ou por pessoa que o represente, num prazo máximo de até dois (2) dias úteis após o início das atividades”.

Consulte aqui a programação completa da Recepção de Calouros 2016/2

Acesse mais informações no Blog do Calouro