UFLA e Fibria avaliam novas possibilidades de parcerias – Diretor de Tecnologia e Inovação visita estruturas da Universidade

fibria
Diretor de Tecnologia e Inovação, Fernando Bertolucci e o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a empresa Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com uma operação baseada em plantios florestais renováveis e metas de crescimento para os próximos anos, o que inclui maior investimento em inovação. A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em franca expansão orgânica, registra crescimento no número de estudantes e cursos, com qualidade diferenciada que a distingue nos mais rigorosos índices de avaliação, aparecendo com uma das melhores instituições de ensino da América Latina.  Ambas as instituições priorizam o crescimento amparado em critérios de sustentabilidade.

“A UFLA e a Fibria passam por um momento parecido. Momento de crescimento, de transformação e de pensar grande”. Essa foi a percepção do diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando Bertolucci, durante visita ao câmpus da UFLA na sexta-feira (12/8). “A UFLA trabalha para ser maior, melhor e para influenciar ainda mais a sociedade brasileira na linha da inovação”, acrescentou.

Fernando Bertolucci foi recebido pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, que apresentou os projetos prioritários para os próximos anos, incluindo a finalização das obras e consolidação do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec).

O objetivo da visita foi o de avaliar e planejar a concepção de um projeto conjunto, sinérgico, para o melhor aproveitamento das competências que exitem nas duas instituições. Nesse sentido, o diretor sinaliza que existem várias áreas de atuação, em que a UFLA é referência, com grande potencial de parcerias. “Temos metas audaciosas para os próximos anos e precisamos de gente competente para projetos estratégicos. Já temos parcerias importantes com a UFLA, mas o objetivo é ampliar ainda mais essa interação em áreas de interesse comum”, completou.

Parque Científico e Tecnológico de Lavras - Lavrastec, em fase final de construção, vai abrigar empresas com foco em inovação
Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, em fase final de construção, vai abrigar empresas com foco em inovação

De acordo com Scolforo, as universidades têm experimentado novos papéis e convivido com os desafios de participar de uma rede de inovação que deve agregar atores de diferentes segmentos, apoiando-se na articulação de competências complementares para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Dessa forma, a UFLA sempre estará aberta às parcerias que venham influenciar o desenvolvimento sustentável do País e a Fibria é um parceiro importante nesse processo.

Questionado se a UFLA também é importante na formação de profissionais que atuam no setor de atuação da Fibria, Fernando Bertolucci é enfático: eu sou um dos exemplos, ex-aluno de graduação em Agronomia e pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas. “Temos em nossa empresa vários profissionais que se formaram na UFLA”, reforçou.

O próximo passo dessa nova articulação será a realização de um workshop para apresentação de projetos estratégicos e mapeamento de áreas prioritárias, que será realizado na UFLA, ainda sem data definida.