Reitor da UFLA toma posse como membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia

conecit
Professor Scolforo assina termo de posse como membro do Conecit

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, tomou posse, na semana passada (13/7), como membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit) – órgão colegiado consultivo e deliberativo que presta assessoramento ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa.

O nome do professor Scolforo fez parte de uma lista tríplice apresentada pelas universidades públicas federais e estaduais sediadas no Estado e foi designado pelo governador do Estado, Fernando Pimentel. A função de membro do Conselho é considerada de relevante interesse público.

De acordo com o regimento, as indicações dos membros do Conselho devem estar respaldadas em profissionais que tenham experiência na área de gestão de ciência e tecnologia ou no desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica, sejam reconhecidos pelo conhecimento científico e tecnológico e pela capacidade de produção nas respectivas áreas de atuação.

A partir da nomeação, o professor Scolforo passa a compor o grupo responsável pela definição das diretrizes básicas para projetos de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico em Minas Gerais.

A UFLA como uma das protagonistas na definição de políticas para ciência, tecnologia e inovação

A cerimônia de posse foi conduzida pelo secretário-adjunto da Sectes, Vinícius Rezende, que apresentou as expectativas para a nova fase do Conecit. Os projetos e diretrizes da Sectes também foram apresentados aos novos conselheiros. “Estamos trabalhando com a proposta de que Minas Gerais é o lugar certo para se inovar e precisamos do apoio e conhecimento de todos os seguimentos deste conselho. A ajuda de vocês será fundamental”, destacou Vinícius.

Para Scolforo, tornar-se membro deste importante Conselho é uma honra pessoal e, sobretudo, um orgulho para a UFLA estar representada nas definições das diretrizes básicas que norteiam a pesquisa, a tecnologia e inovação no Estado de Minas. “Essa representação traz em si mais um desafio, já que devemos contribuir com propostas efetivas para aprimorar as políticas públicas em relação às temáticas que envolvem a ciência, a tecnologia, inovação, ensino superior e empreendedorismo”, reforçou.

Também membro do conselho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela, destacou a importância do diálogo e da popularização da ciência para a sociedade. “A ciência é capaz de moldar a sociedade para melhor. Queremos mostrar as coisas boas que fazemos”, destacou Evaldo.

Representação

O conselho é composto por 19 membros representantes do governo, academia, empresas e trabalhadores. Integram o Conecit os seguintes membros: o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, como presidente; representantes das secretarias de estado de Planejamento e Gestão, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; o presidente da Comissão Permanente de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; um representante da Fapemig; três representantes das universidades públicas federais e estaduais sediadas no Estado; dois representantes a serem escolhidos entre cientistas e tecnólogos, três representantes dos trabalhadores, indicados em lista tríplice, por entidades regularmente estabelecidas no Estado e três representantes dos empresários, indicados em listas tríplices, por entidades regularmente estabelecidas no Estado e representativas do setor empresarial.

Além do professor Scolforo, representam as universidades públicas federais e estaduais sediadas no Estado, os professores Geraldo Antônio dos Reis (Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes) e Henrique César Pereira Figueiredo (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).