DEX promove I Olimpíada Lavrense de Matemática para alunos do Ensino Fundamental e Médio

olmO Setor de Matemática do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da UFLA criou o projeto Olimpíada Lavrense de Matemática (OLM), que teve inscrições abertas no dia 1º de julho. Professores desta disciplina podem inscrever turmas de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de Lavras. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site: www.dex.ufla.br/olm. O período de inscrição vai até 21 de agosto.

A Olimpíada Lavrense de Matemática será realizada em duas fases, sendo a primeira uma prova de múltipla escolha a ser resolvida na própria escola no dia 4 de outubro. Não há limite de alunos participantes nesta fase. Para a segunda fase, serão aprovados 5% da quantidade de estudantes inscritos pela escola, sendo selecionados aqueles que obtiverem as maiores notas. A segunda fase será uma prova discursiva aplicada na UFLA em 29 de outubro.

Para participação, os estudantes serão divididos em três níveis: o nível 1 será composto por alunos do 6º ou do 7º ano do Ensino Fundamental; o nível 2, pelos do 8º e 9º ano; e o nível 3, por estudantes do Ensino Médio. Aqueles que obtiverem os melhores desempenhos serão premiados, em cada nível, com medalhas de ouro, prata e bronze ou menção honrosa. Haverá uma cerimônia de premiação na UFLA, em dezembro.

Oficinas

Além da realização das provas, a Olimpíada Lavrense de Matemática promoverá oficinas para os professores da rede de ensino básico. Nesses encontros, serão abordados conteúdos relacionados à Matemática com enfoque nas questões das Olimpíadas. Raciocínio lógico, geometria e aritmética são os temas das oficinas, que priorizarão jogos e desafios para desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

Para a professora Andréia da Silva Coutinho, membro da comissão organizadora, “A Matemática é vista muitas vezes como uma ciência complicada. A Olimpíada terá o objetivo de divulgar essa disciplina, encontrar talentos entre os estudantes e incentivar o estudo. Também buscamos estimular o trabalho dos professores, por meio de oficinas que podem auxiliar o ensino em sala de aula”.

A OLM é uma realização do DEX/UFLA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Fundação Lemann.