Evento na UFLA vai apresentar a Física de Partículas para estudantes e professores do Ensino Médio

particle_physicsPela primeira vez, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está no mapa das cidades que vão sediar o projeto International Masterclasses – Hands on Particle Physics, que visa à divulgação do ensino da Física de Partículas para estudantes e professores do Ensino Médio. O evento na UFLA será nos dias 21 e 22 de março, com a coordenação dos professores Luiz Cleber Tavares de Brito e Helvécio Geovani Fargnoli.

Na UFLA, o convidado especial será o professor Marcelo Munhoz, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da colaboração internacional Alice do LHC-Cern. Em sua palestra, ele abordará o tema aceleradores de partículas, contribuindo, posteriormente, para as atividades em grupo previstas na programação.

O evento é organizado anualmente pelo International Particle Physics Outreach Group, em parceria com a European Organization for Nuclear Research (Cern). Através da parceria com o Cern, os participantes têm acesso a um conjunto de dados reais coletados nos experimentos do Large Hadron Collider (LHC) – o maior acelerador de partículas já construído.

Anualmente o programa reúne, no intervalo de um mês, cerca de 10 mil estudantes do Ensino Médio, em 42 países, envolvendo cerca de 200 universidades e instituições de pesquisa. No Brasil, o Masterclasses ocorre atualmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Uberaba e Natal. Na edição 2016, a UFLA passa a ser uma das instituições parceiras.

O International Masterclasses é um programa de divulgação científica que tem como públicoalvo estudantes e professores do Ensino Médio, além de estudantes da Licenciatura em Física. O objetivo é promover a integração com pesquisadores da área de Física de Partículas Elementares – campo que estuda a matéria e suas interações – estimulando novas vocações científicas.

Sobre a importância do evento na UFLA, o professor Cleber Brito explica que, no Masterclasses de 2015, por exemplo, o Cern disponibilizou dados que permitiram identificar eventos associados ao Bóson de Higgs – descoberta recente que ajuda a compreender melhor a origem da massa das partículas elementares.

“Nos encontros realizados no âmbito do Masterclasses, os participantes também têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de pesquisadores e das relações que envolvem as colaborações científicas internacionais, característica da pesquisa em Física de Partículas Elementares”, reforçou.

Na UFLA serão dois grupos de trabalho. Além dos estudantes de Licenciatura e da Pós-Graduação em Física, a realização do Masterclasses na UFLA contará com o apoio dos professores Luiz Cleber Brito (DFI /UFLA), Helvécio Fargnoli Filho (DEX/UFLA) e o pós-doutorando Jean Carlos Coelho Felipe (DFI/UFLA). Os pesquisadores possuem doutorado na área de Física de Partículas e Campos, com publicações em revistas internacionais indexadas.

O evento será realizado no Anfiteatro da Biologia (Antônio Magno Patto Ramalho). Parte da programação é aberta a todo o público, parte da programação é voltada a estudantes do Ensino Médio. A inscrição pode ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG), sendo conferido certificado aos participantes.

Programa do evento na UFLA

9h – Abertura do evento