Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil teve o primeiro encontro do ano para avaliações e planejamentos

forum-smeiO Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) promoveu o primeiro encontro do ano, na cidade de Nepomuceno, com o intuito de avaliar as ações realizadas em 2015 e planejar as atividades a serem efetivadas neste ano.

Nesse encontro estavam presentes representantes dos municípios de Elói Mendes, Ouro Fino, Alpinópolis, Alfenas, Paraguaçu, Campos Gerais, Coqueiral, além da equipe do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA), responsável pela coordenação do FSMEI através do Comitê Gestor, e ainda representantes do município de Nepomuceno, com os profissionais da Educação Infantil.

A abertura contou com a participação dos estudantes da Escola Curumim, que fizeram uma apresentação do “Samba Enredo Curumim”, um samba-paródia exaltando a liberdade e a escola: “liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós, que o Curumim seja sempre a nossa voz”.

A coordenadora da escola, Dulcineia Aparecida Ferraz Ribeiro, conduziu uma dinâmica para refletir sobre a avaliação e o planejamento deste ano. forum-smei2Intitulada “Viva o Espírito Olímpico”, a equipe fez uma analogia com as olimpíadas, seus símbolos, como o arco e a tocha. Na ocasião, também foram aprovados os documentos que norteiam o FSMEI, sendo a Carta de Princípios e a Carta do Comitê Gestor.

“Escolhemos para representar o ‘espírito olímpico’ os valores do cata-vento – que é o logotipo do nosso Fórum. São eles: superação, desafio, ideais, respeito e força. A ideia é que os municípios busquem superar os próprios limites, assim, a cada participação nos Fóruns, novos desafios e ideias serão trabalhadas respeitando as infâncias. Por isso, os aros olímpicos representaram nossa união. Com a nossa união, o nosso movimento nos dará força para transformar a realidade da Educação Infantil. A chama que é conduzida através da tocha, simbolizará a nossa causa que é: Educaçãoforum-smei3 Infantil de qualidade para todas as crianças”, relatou Dulcineia durante o evento.

O próximo encontro será realizado no dia 31 de março, na UFLA, com a coordenação da professora do DED Cláudia Ribeiro e a coordenadora do Comitê Gestor, Kátia Martins, abordando o tema do Corte Etário na Educação Infantil.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA e Maria de Fátima Ribeiro – jornalista e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.