Judocas do Crie Curumim/UFLA conquistam vagas para Campeonato Brasileiro

O projeto Centro Regional de Iniciação Esportiva (judocas 2Crie Curumim), desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a 6ª Região da Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, participou no último fim de semana do Torneio Início de Judô, realizado no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O evento contou com 400 atletas, sendo 23 de clubes mineiros.

O Torneio é considerado uma competição de alto nível e reúne os melhores atletas de Minas Gerais, sendo seletiva para Campeonato Brasileiro Regional III, quando atletas de Minas, Bahia, Espírito Santo e Rio de janeiro se enfrentam em busca de melhores resultados e vaga no Brasileiro Final de Judô.

Durante o Torneio, Maykon Lee foi campeão na categoria Ligeiro – SUB15 e Arisleny Canestri vice-campeã na categoria Meio Pesado – SUB18. Os dois atletas do projeto Crie Curumim conseguiram vagas para o Campeonato Brasileiro Regional III, que será realizado em Belo Horizonte nos dias 16 e 17 de abril.

O projeto

Crie Curumim tem o objetivo de trabalhar a valorização das pessoas e a da participação social por meio do esporte e da educação. Dessa forma, as Judocascrianças e os adolescentes são estimulados a aprender princípios básicos sobre: cidadania e participação; educação ambiental; ética, moral e civismo; efeitos das drogas; e resistência à violência. Paralelamente a isso, esses jovens participam de práticas esportivas gratuitas.

Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações da Asdela e a colaboração de Fernanda Rafaela, bolsista Proat/ASCOM