Projeto Cinema com Vida promove mais um encontro da mostra dedicada a “François Truffaut”

cinema-com-vidaA mostra Mestres da Sétima Arte “François Truffaut”, do projeto “Cinema com Vida”, terá continuidade nesta quarta-feira (3/2), com a exibição da obra “Jules e Jim” (1962). O encontro será no Museu de História Natural (câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras – UFLA), às 14horas.

A trama se passa em Paris, no início do século XX. Jules (Oskar Werner) – um judeu-alemão tímido, Jim (Henri Serre) – um francês extrovertido, e Catherine (Jeanne Moreau) formam um trio inseparável que vai viver grandes aventuras. Até que a Primeira Guerra Mundial separa os amigos e são narrados encontros e desencontros, envolvendo a amizade de dois homens e o amor pela mesma mulher.

O diretor francês François Truffaut é um dos representantes do movimento conhecido como Nouvelle Vague (Nova Onda). Sua obra permite contemplar as emoções humanas e a forma como elas se manifestam nos momentos históricos e sociais. Destaca-se pela crítica social que realiza.

A mostra com as obras de François Truffaut inaugura uma parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo. A participação de professores da rede estadual de educação nas atividades será reconhecida pela Superintendência como parte integrante da carga horária que deve ser cumprida por esses profissionais no chamado Módulo II (tempo para atividades extraclasses).

Confira a programação do projeto para este período letivo

Sobre o Cinema com Vida

Trata-se de um projeto que vem sendo desenvolvido na UFLA desde 2008. Na interface entre a pesquisa e a extensão, o Cinema com Vida  utiliza a reflexão sobre obras cinematográficas alternativas às comerciais para incrementar a formação cultural de professores das escolas de ensino básico e de futuros professores.

Até 2010, o foco foi sobre filmes que abordavam temáticas relacionadas a ciência, educação e cultura. A partir de 2011, movida pela necessidade de conhecer melhor o cinema, a equipe mudou os rumos e o projeto assumiu o formato “Mestres da 7ª Arte”, estudando obras clássicas de diretores como Charles Chaplin, Orson Welles, Alfred Hitchcock, Glauber Rocha e outros. No início de 2015, a mostra dedicou-se ao Cinema Novo Brasileiro.

A coordenação das atividades é feita pelos professores Márcio Norberto Farias (Departamento de Educação Física – DEF) e Luciana Azevedo Rodrigues (Departamento de Educação – DED). Há também a participação dos professores do DED Carlos Betlinski, Dalva Lobo, Vanderlei Barbosa, além do técnico administrativo do MHN e professor de Química José Sebastião Andrade de Melo. Estudantes de graduação e pós-graduação também integram a equipe.

O projeto tem como apoiadores o Programa de Pós-Graduação em Educação; o Mestrado Profissional em Educação; o Departamento de Educação (DED); o Departamento de Educação Física (DEF); o Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação (GEPTCE); o Laboratório Interdisciplinar sobre Corpo, Cultura e Educação (Paidéia); o Museu de História Natural (MHN); a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Para outras informações, acesse o blog do Projeto.