Boletim Ativos do Café lança primeira edição de 2016

ativos-cafeEm sua vigésima terceira edição, o Boletim Ativos do Café, elaborado pelo Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da UFLA e Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apresenta análises sobre os custos de produção da cafeicultura brasileira.

A primeira edição do ano traz como o investimento na produção de Coffea arabica apresentou rentabilidade positiva apenas no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Você pode conferir também, como as variações no câmbio afetaram os preços dos fertilizantes no país e como a produção mundial de Coffea canephora aumentou 418% em 55 anos.

Acesse o boletim.

A produção do Boletim Ativos do Café é realizada trimestralmente e faz parte do Projeto Campo Futuro, realizado pela CNA em parceria com o CIM/UFLA, que fica sediado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé). “O CIM realiza o levantamento de dados nas principais regiões produtoras do Brasil e gera os boletins técnicos sobre Café e Fruticultura. Estamos contribuindo com a expansão de um banco de dados que apresenta informações completas sobre a situação econômica de 10 agronegócios, e qualquer pessoa pode ter acesso por meio da CNA”, explica o coordenador de pesquisas e serviços em gestão do CIM/UFLA, Diego Humberto de Oliveira.

Texto: Vanessa Trevisan – Assessoria de Comunicação da Agência de Inovação do Café (Inovacafé)