Ciufla, Conex e Congresso da APG têm início – cerimônia celebra 40 anos da Pós-Graduação na UFLA

Congressos tem início no Salão de Convenções

Nesta semana estão sendo realizados os congressos científicos tradicionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA): 28º Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), 10º Congresso de Extensão (Conex) e 24º Congresso de Pós-Graduação. Com a temática “Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável”, a cerimônia de abertura foi nessa segunda-feira (7/12), no Salão de Convenções, contando com ampla participação da comunidade acadêmica.

Em seu pronunciamento, a professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, vice-reitora da UFLA, enfatizou a ampla participação da comunidade acadêmica, e lembrou que no primeiro congresso de iniciação científica realizado na UFLA apenas 20 trabalhos foram apresentados. Édila também enfatizou o crescimento da UFLA, sempre alicerçado em um ensino, pesquisa e extensão de qualidade, fruto do trabalho e comprometimento de toda a comunidade acadêmica. “São muitos os nossos desafios, um deles é formar bons profissionais, mas também bons cidadãos. Que possamos sempre dar resultados positivos a sociedade que nos financia”, relatou.

A vice-reitora, professora Édila Von Pinho, enfatizou a ampla participação da comunidade acadêmica

O coordenador geral da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA Iberê Martí Moreira da Silva observou que neste ano, além de uma maior quantidade de trabalhos inscritos, eles têm apresentado cada vez mais qualidade. “Temos que retornar à sociedade o que ela nos contribuiu. É o momento de sermos mais críticos”, ressaltou.

O pró-reitor de Pesquisa José Maria de Lima ressaltou que foram 1.704 trabalhos inscritos e que serão apresentados durante toda a semana. O pró-reitor de pós-graduação, em exercício, professor Tadayuki Yanagi Júnior salientou que esse fortalecimento dos congressos permite o aprimoramento dos discentes, futuros profissionais. Além disso, Tadayuki destacou a importante participação dos professores da UFLA. “Hoje, temos 381 docentes atuantes na pós-graduação da Universidade”, comentou.

Muito além da pesquisa, a UFLA também tem aprimorado cada vez mais os projetos de extensão e com um número crescente de participação. “A extensão reforça a comunicação no mundo acadêmico e social”, comentou a professora Débora Cristina de Carvalho, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura.

40 anos da Pós-Graduação

Ainda na solenidade de abertura, foram lembrados os 40 anos da Pós-Graduação na UFLA. Os dois primeiros programas, Agronomia/Fitotecnia e Administração (antes Administração Rural), foram implantados em 1975. Para marcar a data, a vice-reitora fez a entrega do Diploma Comemorativo aos representantes dos dois programas.

IMG_0564
1.704 trabalhos inscritos e que serão expostos durante toda a semana

Em homenagem aos pioneiros da Pós-Graduação na UFLA e simbolizando os inúmeros professores da universidade, que colaboram para uma instituição cada vez melhor, receberam o Diploma Comemorativo o primeiro coordenador-geral dos Cursos de Pós-Graduação da ESAL/UFLA, professor Paulo Roberto Silva, e ainda os professores Juvêncio Braga de Lima e Moacir Pasqual, fundamentais na história da Universidade. Também recebeu a homenagem Iberê Martí Moreira da Silva, representando os discentes da Pós-Graduação e a Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, que completou 30 anos.

professor Mohamed Habib proferiu a palestra de abertura “Contribuições da universidade para o desenvolvimento sustentável”

“Nada acontece por acaso. Tudo é fruto do que você faz. Tudo é consequência de um planejamento”, observou o professor Paulo Roberto ao fazer uma explanação sobre a história na UFLA, relembrando todo o processo de federalização. “Façam a diferença na vida profissional e pessoal. Essa diferença tem nome: dedicação. E hoje, a UFLA está em todos esses rankings, pois tomou a decisão de fazer a diferença. É preciso ser rigoroso consigo mesmo”, enfatizou o professor.

Após a abertura e as homenagens, teve início a primeira palestra, proferida pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Mohamed Habib. Ele abordou o tema “Contribuições da universidade para o desenvolvimento sustentável”.

“Nós temos que aprender agora a pensar criticamente sobre tudo que nos é apresentado, e como devemos mudar a situação individual para a coletividade. Proponho aqui que comecemos a pensar sempre de maneira coletiva”, comentou o professor durante a sua palestra.

Mohamed atua nas áreas de ecologia aplicada, entomologia econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e agroecologia.

IMG_0413
Nesta terça-feira (8/12), o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, visitou a sessão de pôsteres do Ciufla.

Até quinta-feira (10/12) os trabalhos inscritos para os congressos serão apresentados no Galpão de Eventos da UFLA, no formato pôster, das 8h às 12h e das 14h às 20h30.

O evento será encerrado na sexta-feira (11/12), com a palestra “A universidade e a educação para a sustentabilidade”, proferida pelo professor Marco Aurélio Leite Fontes (DCF), no Salão de Convenções, às 14 horas. Em seguida, haverá a solenidade de encerramento e premiação dos melhores trabalhos dos congressos.

Consulte a programação dos congressos e outras informações no site http://ufla.br/congressos/

Primeiro coordenador do programa de Pós-Graduação em Administração Rural, hoje Administração, professor Paulo Roberto Silva
Professor Juvêncio Braga de Lima - homenageado na cerimônia que marca os 40 anos da Pós-Graduação na UFLA
Professor Juvêncio Braga de Lima – homenageado na cerimônia que marca os 40 anos da Pós-Graduação na UFLA