1º Encontro da Consciência Negra em Bom Sucesso teve participação da UFLA

palestra-luciana
Palestra durante o evento realizado em Bom Sucesso.

A atuação da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em eventos relacionados ao mês da Consciência Negra extrapola as atividades realizadas em Lavras.  Em 19/11, dois estudantes tiveram iniciativa de promover em sua cidade de origem – Bom Sucesso – o 1º Encontro da Consciência Negra, com o tema “Resistência Negra – um panorama”. Eles tiveram o apoio de professores e outros estudantes da UFLA.

A graduanda em Letras Greicielle dos Santos (6º período) e o graduando em Filosofia Fred Wilson de Almeida Junior (2º período), que têm acompanhando as discussões relacionadas ao movimento negro em Lavras, por meio do Coletivo Negritude, resolveram incentivar a discussão sobre o tema também em Bom Sucesso. Buscaram parceiros e organizaram o evento. “É um município pequeno, no qual as conversas sobre a questão da consciência negra ficavam restritas a alguns trabalhos nas escolas, com algumas turmas. Sentimos que era o momento de contribuirmos, ampliando o debate, alcançando outros públicos e construindo uma ponte entre a universidade e a comunidade, para circulação de informações”, explica Greicielle.

Estiveram presentes no Encontro estudantes e professores das escolas estaduais Antônio Carlos de Carvalho e Benjamim Guimarães, assim como autoridades convidadas. A professora do Departamento de Educação (DED) Luciana Soares da Silva foi uma das palestrantes. Na avaliação dela, a iniciativa dos alunos Greicielle e Fred foi importante para suscitar a discussão sobre as relações étnico-raciais na cidade de Bom Sucesso. “Eles tiveram muita sensibilidade em propiciar a atividade para alunos do ensino médio. Isso demonstra o quanto eles já estão comprometidos com a educação”, comentou. Os estudantes da UFLA Daniel Kalambayi Kalonyi (representante do Núcleo de Cultura Internacional  da UFLA) e Tiago Henrique Silva (do curso de Engenharia Ambiental de Sanitária) também colaboraram, realizando a mediação das perguntas.

Tiago-daniel
Os estudantes Tiago (à esq.) e Daniel (à dir.) ficaram responsáveis pela mediação das perguntas.

Os demais palestrantes foram professores que lecionam no município – Cássio Silva Castanheira e Simone Maria Adriano Silveira. Além das palestras, houve apresentações musicais com Elias, Railton e Elisamar e a leitura dos poemas “Consciência Negra” e “Consciência Humana”, escritos pelas alunas do ensino básico Caroline Campos e Tainá Júlia. O evento teve o apoio da Câmara Municipal da cidade (que sediou o Encontro), da Secretaria Municipal de Educação de Bom Sucesso e dos fotógrafos Renato Santos e Luana Oliveira.

Para Greicielle, o balanço do evento é positivo. “Foi uma vitória, uma ocorrência inédita na cidade. Agora, nossa intenção é envolver outras pessoas, para que as próximas edições já possam ser planejadas. Muitas questões surgidas no evento mereciam mais tempo para discussão. Isso é um indicativo de que essa iniciativa deve ser ampliada e perpetuada”, diz.

Na UFLA, além dos membros da comunidade acadêmica citados acima, que participaram do evento, apoiou a iniciativa o professor do DED Celso Vallin.