Projeto Veterinário Aprendiz Voluntário promove curso sobre cuidados com cães

cuidados-caes-cursoO projeto de extensão Veterinário Aprendiz Voluntário, desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (UFLA), promoverá em 5/12 a II Capacitação Básica para Cuidados de Cães. Todos os recursos arrecadados com as inscrições serão destinados ao Parque Francisco de Assis, em Lavras. Das 50 vagas disponibilizadas inicialmente, poucas ainda não foram preenchidas. O curso é direcionado a graduandos da área, já que abordará questões especializadas.

Das 8h às 12h a programação englobará conteúdos teóricos. Serão abordados os temas “Principais vias de administração de medicamentos”, “Cuidados no trabalho com cães e com a rotina diária”, “Noções básicas de primeiros socorros”, “Principais métodos de coleta de material para exames laboratoriais”, “Bases para os manejos terapêuticos tópicos”, “Recomendações para os cuidados gerais no manejo dos cães” e “Manejo de feridas”.

Já no período da tarde (13h às 17h), as atividades serão práticas e envolverão citologia auditiva, citologia aspirativa, biopsia, raspado de pele, contenção e administração de medicamentos, entubação e traqueostomia, exame físico e ressuscitação cardiopulmonar. O curso será ministrado por residentes e mestrandos da UFLA.

Os interessados em se inscrever podem entrar em contato com os membros do projeto pela página https://www.facebook.com/veterinarioaprendizvoluntario/. O investimento necessário é de R$ 30,00.

Com informações de Loren Andrade, bolsista Ascom/DSA.