Programa apoia projetos conjuntos de pesquisadores brasileiros e alemães – inscrições abertas

INTERNACIONALIZACAO2Até 7/12, pesquisadores de programas de pós-graduação brasileiros podem inscrever, gratuitamente, propostas no Programa de Projetos Conjuntos de Pesquisadores Brasileiros e Alemães (Probral). É possível obter apoio para estágios de pesquisadores alemães e brasileiros na instituição parceira, assim como para bolsas de pós-doutorado, doutorado-sanduíche e de curta duração.

Os interessados devem apresentar projeto de pesquisa conjunto, entre instituição brasileira e alemã, tanto à DAAD quanto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que são as duas instituições financiadoras do Probral. Os coordenadores de projetos no Brasil submetem a proposta à Capes, simultaneamente à apresentação do projeto à DAAD pelo coordenador parceiro.

É necessário que o candidato esteja vinculado a programa de pós-graduação stricto sensu com doutorado. Os projetos selecionados poderão obter recursos para suas missões de trabalho (diárias, auxílio saúde e auxílio descolamento), para custeio de despesas com as atividades da parceria e para missões de estudos (doutorado sanduíche e pós-doutorado). Com 20 anos de atuação, o Programa já resultou no desenvolvimento de 426 projetos, nas diferentes áreas do conhecimento.

Informações mais detalhadas sobre o Probral, bem como os links para inscrição, estão disponíveis em página da Capes. Confira também a revista comemorativa dos 20 anos do Programa.