Mestrado Nacional em Ensino de Física lança edital – inscrições de 9/10 a 12/11

Aula inaugural do Mestrado, no Polo UFLA, ocorrida em agosto de 2013.
Aula inaugural do Mestrado, no Polo UFLA, ocorrida em agosto de 2013.

Os editais relativos ao processo seletivo do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), para ingresso em 2016, foram disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pelo Polo UFLA. O prazo de inscrições irá de 9 de outubro a 12 de novembro e os interessados devem se inscrever preenchendo o formulário próprio no endereço: http://www.sbfisica.org.br/mnpef.

Esse processo seletivo é voltado a professores de Física (que estejam em exercício na educação básica ou superior, ou em Ciências no nível fundamental, e sejam portadores de diplomas de graduação em Física ou áreas afins) ou estudantes do último semestre desses cursos. Há uma taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). A inscrição será efetivada com o pagamento dessa taxa e impressão do comprovante de inscrição, gerado no site.

O processo seletivo será composto por uma prova escrita nacional eliminatória e elaborada pela Comissão Nacional de Seleção, aplicada no dia 22 de novembro às 13 horas; e uma prova de defesa de memorial, classificatória, realizada pela Comissão de Seleção do Polo. Na UFLA, a segunda etapa deverá ocorrer entre 8 e 11/12.

Há 12 vagas para o polo UFLA. Os candidatos desse polo que forem aprovados na primeira etapa deverão se inscrever para a prova de defesa do memorial (segunda etapa) na Secretaria da Pós-Graduação do Departamento de Ciências Exatas (DEX) até o dia 4 de dezembro. Entre os documentos a serem entregues, deve constar um memorial expondo o plano de trabalho a ser desenvolvido no mestrado e sobre a trajetória profissional.

As aulas presenciais, no polo UFLA, serão ministradas às quintas e sextas-feiras. Os candidatos selecionados nos termos do presente Edital iniciarão suas atividades letivas no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no primeiro período letivo de 2016.

Sobre o Mestrado

O MNPEF é um curso em rede nacional organizado pela SBF, que congrega polos em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País. Esses polos oferecem o Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Para esse processo seletivo, há vagas em 63 polos.

Confira mais informações, datas e relação de documentos nos editais:

Edital nacional

Edital do polo UFLA

Página do MNPEF – Nacional

Página eletrônica do MNPEF – Polo UFLA

spgee@posgrad.ufla.br

Secretaria de Pós-Graduação – DEX: (35) 3829-1963