UFLA na Comunidade: empresa júnior atua em ações sociais com o projeto Terra Solidária

foto-terra-jrTerra Júnior, empresa júnior do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA), atua no mercado de consultoria e elaboração de projetos agropecuários há 15 anos no Sul de Minas Gerais. Além de visar à complementação acadêmica, a empresa também promove ações de cidadania, a fim de contribuir na melhoria das comunidades da região.

A empresa, de caráter multidisciplinar, com integrantes dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, também tem o objetivo de estimular a consciência social de todos os membros. Nesse sentido, desenvolve o projeto Terra Solidária, realizado na Comunidade Eterna Misericórdia, a fim de proporcionar melhorias na comunidade e na qualidade de vida dos moradores da instituição.

A Comunidade Eterna Misericórdia, situada em Lavras, oferece atividades para moradores de rua para que voltem a conviver em sociedade, através da laborterapia: terapia que utiliza do trabalho para tratamento de enfermidades nervosas e mentais. O acolhimento é destinado a indivíduos do sexo masculino, com idade entre 30 a 60 anos, com vínculos familiares rompidos ou pessoas em situação de desabrigo.

Neste ano, os integrantes da Terra Júnior construíram uma horta, com cultivo de alface, e um pomar, com a finalidade de gerar renda para terrajunior_solidaria5comunidade através da venda em feiras e de constituir área de lazer para os internos. Além disso, foi elaborado e instalado todo um projeto de irrigação.

Os estudantes da UFLA também trabalharam com o paisagismo da entrada da comunidade. O bosque passou por uma limpeza e ganhou placas com mensagens de fé distribuídas pelo jardim. O local também recebeu mudas de plantas ornamentais, que foram plantadas na entrada.

As instalações em que ficam alguns animais suínos também passaram por reformas. Foi instalado um sombrite para que eles não fiquem expostos ao sol, proporcionando mais conforto e bem estar.

Pensando naqueles que já estão recuperados e inseridos no mercado de trabalho, a empresa preparou um treinamento sobre finanças, abordando critérios e prioridades no orçamento e formas para economizar e poupar dinheiro, além de uma conversa de motivação.

Outra atividade desenvolvida ainda neste ano pelos estudantes foi uma campanha de arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Com o empenho de todo o grupo, foram arrecadados aproximadamente 900 produtos para a Comunidade.

Além disso, para valorizar as lembranças de cada interno que passa pela acolhida da Comunidade, os integrantes da Terra Júnior confeccionaram um mural de fotos com o objetivo de dar aos acolhidos a sensação de que eles realmente são uma grande família. Assim, os que vão embora, após a recuperação, podem deixar as suas memórias eternizadas.

Comunidade Eterna Misericórdia

A instituição foi fundada em 2006 pelos jovens Bruno Souza Nogueira e Richardson Costa Carvalho, como uma associação civil, sem fins lucrativos e sem cunho politico, a fim de acolher homens de 30 a 60 anos que vivem em uma condição social precária.

Em 2010, ganhou anonimamente um terreno de seis hectares, localizado na zona rural de Lavras. A partir dessa conquista, a comunidade vem fazendo mudanças e reformas em sua estrutura, a fim de acolher e ajudar cada vez mais os necessitados. Atualmente, acolhe cerca de 30 homens.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA.

box_extensao