Realizado na UFLA mais um encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil

Representantes de 25 cidades de Minas Gerais participaram do 133º encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), realizado nesta quinta-feira (22/3), na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estudantes, professoras, supervisoras, diretoras, pedagogas, entre outras profissionais da Educação Infantil estiveram presentes para discutir conhecimentos sobre o tema que norteará o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa.

O FSMEI é um movimento que congrega cidades do Sul de Minas, em encontros mensais, de forma itinerante, desde 1999. Criado pela professora Cláudia Maria Ribeiro, do Departamento de Educação (DED/UFLA), o Fórum é de livre participação e discute temas pertinentes à Educação Infantil, assim, os profissionais trocam experiências, adquirem conhecimentos e firmam compromissos ético-políticos com as infâncias.

“A própria Universidade tem que entender mais o que estamos fazendo. A nível nacional, as pessoas falam que o nosso Fórum vai para frente, pois temos uma Universidade conosco. A região confia no nosso Fórum, porque fazemos um trabalho conjunto, compartilhado”, comentou a professora Cláudia, que assumiu neste ano a coordenação do Comitê Gestor do FSMEI.

Durante a solenidade de abertura, a professora Helena Maria Ferreira, coordenadora da Educação Básica da UFLA, destacou a importância do Fórum. “Existem várias políticas públicas na Educação Infantil, mas, se não tivermos esse tipo de evento para discussões ficam apenas no papel”, comentou. A professora Ellen de Lima Souza (DED/UFLA) compartilhou da mesma perspectiva: “A Educação Superior precisa olhar mais para a Educação Infantil e repensar a eficiência das políticas públicas”.

A programação também contou com uma apresentação dos fascículos do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ocorreu ainda uma discussão em pequenos grupos e um painel para a síntese dos trabalhos realizados.