Observatório de Políticas Públicas da UFLA está com inscrições abertas para cursos de capacitação voltados a Conselhos e Organizações Sociais em Lavras

O Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social informa que as inscrições para as capacitações aos Conselhos Municipais, Lideranças Comunitárias e Organizações da Sociedade Civil, estão abertas  até a próxima sexta-feira (23/3).

As capacitações têm como objetivo fortalecer e ampliar a participação cidadã na gestão pública na avaliação, definição e fiscalização  das políticas públicas, bem como articular as redes de controle social no município de Lavras.  A qualificação será feita de forma presencial, quinzenalmente aos sábados, das 8h30 às 12h30,  na Casa da Cultura que fica na Rua Santana, número 111 , no Centro de Lavras. Serão tratados os seguintes temas: Poder, Política, Democracia e os Três Poderes (24/3), Direito, Cidadania e Políticas Públicas (7/4), Controle Social, Garantia de Direitos (28/4), Espaços Participativos, Conselhos Gestores de Políticas Públicas (12/5), Mecanismos Jurídicos (26/5), Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (2/6).

Os interessados em participar e ter acesso à certificação podem  efetuar a inscrição no Sistema Único de Gestão da UFLA.  Mais informações pelo telefone 3694-4015 ou pela página  do observatório de políticas públicas no Facebook

Sobre o Observatório

O Observatório de Políticas Públicas é um núcleo da Universidade Federal de Lavras, que promove atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir de uma perspectiva transdisciplinar e intersetorial no Campo de Públicas. O núcleo é coordenado pela Professora Adjunta da área de Gestão de Políticas Públicas do Departamento de Administração e Economia (DAE), Júlia Moretto Amâncio.

Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Fapemig/Dcom

UFLA na mídia: reportagem da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios destaca pesquisadora da UFLA

A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, edição de março, realizou uma reportagem sobre o Programa For Women in Science, da L’Oréal, que incentiva o trabalho de mulheres que se destacam em diferentes áreas de pesquisa científica.

Na UFLA, Jenaina é coordenadora do grupo de pesquisa em teoria, síntese e caracterização de novos materiais (NanoMat/UFLA), dedicado ao estudo das propriedades eletrônicas, ópticas, estruturais e vibracionais de novos materiais, principalmente bidimensionais (grafeno, novos alótropos de grafeno, metal dicalcogenetos de transição, dentre outros), como objetivo de compreender novos fenômenos observados devido à baixa dimensionalidade ou à síntese de novos compósitos. “O estudo e trabalho com esse tipo de material são muito recentes. Foram iniciados em 2004”, revela a professora.

Para realizar tais estudos, são utilizados métodos como a Teoria do Funcional da Densidade (Density Functional Theory – DFT), teoria de grupos, Espectroscopia Raman, síntese por deposição química de vapor (Chemical Vapor Deposition – CVD), Microscopia de Força Atômica, Microscopia Eletrônica de Varredura, dentre outros. O NanoMat atua, ainda, no desenvolvimento de instrumentação científica para síntese e caracterização de novos materiais, assim como instrumentação voltada ao ensino; e formação de pessoal altamente qualificado para o desenvolvimento de tecnologias barateadas, que podem ser transformadas em produtos a serem transferidos para a sociedade.

O NanoMat também desenvolve pesquisas multidisciplinares envolvendo materiais para a melhoria da qualidade de solos e também análises de composição e armazenamento de cafés especiais, procurando desenvolver metodologias que agregam valor a estes produtos.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

UFLA divulga 5ª chamada do SiSU e do PAS – matrículas de 23 a 26/3, presencialmente

A UFLA divulgou a quinta chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2018/1) e do Processo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA) no dia 21. A matrícula dos candidatos convocados nesta chamada irá de 23 a 26 de março, e deverá ser feita presencialmente.

Veja aqui a lista de convocados em 5ª chamada no SiSU

Veja aqui a lista de convocados em 5ª chamada no PAS

Os calouros devem entregar a documentação à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), presencialmente, de acordo com as instruções de matrícula. Essa documentação inclui a ficha-cadastro, disponível em www.drca.ufla.br, impressa e assinada.

Instruções de Matrícula

Informações sobre a matrícula

Informações sobre aproveitamento de créditos e recepção de calouros

Informações sobre avaliação socioeconômica, Restaurante Universitário e alojamento estudantil