Evento internacional de Física voltado para jovens será realizado na UFLA

Proporcionar uma oportunidade para que estudantes de 15 a 19 anos de idade conheçam a física de partículas, este é um dos objetivos do III International Masterclasses – Hands on Particle Physics, que será promovido pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras na próxima sexta-feira (23).

O Masterclasses é um programa de divulgação científica voltado à Física de Altas Energias e organizado anualmente pelo International Particle Physics Outreach Group em parceria com o European Organization for Nuclear Research (CERN). O evento ocorre durante o mês de março em 52 países, proporcionando a integração de estudantes e professores do Ensino Médio com pesquisadores da área de Física de Partículas Elementares, campo que estuda a matéria e suas interações no nível dos quarks e dos léptons. Além de apresentar aos jovens e professores do Ensino Médio um campo de pesquisa da física contemporânea, o programa também pretende estimular vocações científicas. Através da parceria com o CERN, os participantes acessam um conjunto de dados reais coletados nos experimentos implementados no Large Hadron Collider (LHC).

A abertura será às 8h no Laboratório do DGTI, ao lado do Departamento de Ciências Exatas (DEX). As demais atividades serão no anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH).

Confira a programação:

8h – 10h30 – Análise de dados experimentais: Aceleradores e detectores de partículas – Dra Márcia Begali (IF/UERJ)
10h30 – 11h45 – Almoço
12h – 13h – Videoconferência com o CERN
14h – 15h – Mecânica Quântica, Relatividade Geral e o desafio da Gravitação Quântica – Dr Rodrigo Bufalo (DFI/UFLA)
15h – 16h – Engenharia Física na UFLA – Dr Sérgio Martins (DFI/UFLA)
16h – 17h – Física de partículas e o LHC – Dra Márcia Begali (IF/UERJ)
17h – Coffe break e encerramento

Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Fapemig/Dcom