UFLA realiza semana de atividades para integração dos calouros 2018/1º – Confira fotos e vídeos

A semana foi de muita alegria para os novos estudantes e para a equipe de colaboradores da UFLA, que desenvolveram uma série de atividades no câmpus para acolhimento e integração dos calouros. A tradicional Recepção de Calouros, realizada de 13/3 a 16/3, marcou o início do semestre letivo na Universidade.

A programação contou com instruções para compreensão da rotina acadêmica, debates sobre direitos sociais e cidadania, atividades recreativas, trote solidário para doação de sangue, palestra sobre segurança – com a participação da Polícia Militar, além de um momento de encontro com o reitor e com a equipe de gestores.

Vindo de Contagem, Minas Gerais, o calouro de Química, Pedro Henrique, contou por que escolheu a UFLA. “Sempre ouvi falar muito bem da UFLA. Com o passar do tempo, comecei a pesquisar melhor e ver que é uma ótima Universidade. O que mais me chamou a atenção foi a grande variedade de cursos, disponibilidade para estudos e pesquisa, tudo o que a Universidade tem a oferecer no geral é muito atraente para qualquer parte do conhecimento.”

A estudante Patrícia Mainardi Tortorelli Rodrigues, já formada em Letras na Universidade de São Paulo (USP), sempre gostou de matemática e optou pela UFLA para fazer sua segunda graduação. “Eu queria um curso no estilo da ABI, porque ainda não tenho certeza de qual área da engenharia eu quero. Quando fui tentar o Sisu, comecei a ler sobre tudo e vi que a UFLA é uma das melhores do mundo na questão ambiental. Isso foi o que mais gostei”, explicou.

Confira o vídeo sobre a primeira semana dos calouros

Atividades de integração movimentaram a semana

No dia 14/3, os calouros puderam participar de uma série de oficinas e atividades recreativas. As ações foram promovidas pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) e pela Coordenadoria das Diversidades e Diferenças da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O Diretório Central dos Estudantes (DCE), as Atléticas e Centros Acadêmicos (CAs) da UFLA também promoveram uma tarde de integração no Centro de Integração Universitária – Ciuni.

A caloura do curso de Medicina, Larissa Fonseca, participou do debate sobre as cotas raciais e achou a iniciativa importante. “Foi um momento de discussão em que tivemos a oportunidade de pensar de forma crítica sobre a questão, que é hoje uma realidade no Brasil. Ampliou também a forma de enxergar a questão do preconceito, que é um problema a ser enfrentado não só pelos políticos, mas que também por nós.  Precisamos opinar e participar mais dos debates dessas questões brasileiras”, afirmou.

Na manhã de quinta-feira (15/3), foi a vez do trote solidário, onde os calouros puderam manifestar a solidariedade por meio da doação de sangue. A UFLA mobilizou os novos estudantes e promoveu o transporte dos doadores para a Unidade de Pronto Atendimento. Na sexta-feira (16/3), os novos estudantes reuniram-se com os coordenadores para esclarecerem dúvidas quanto à rotina dos cursos.

Confira as fotos da Semana de Integração dos Calouros – Por Ana Eliza Alvim e Mayara Toyama

Confira o vídeo da TVU sobre o Trote Solidário

Mais de mil calouros participaram de encontro com o reitor

A noite de quinta-feira (15/3) foi momento de apresentação da diretoria executiva e equipe de gestores da universidade. Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, explicou, em números, o tamanho da vitória de cada estudante ao conquistar uma vaga na UFLA. Para 2018/1º, foram ofertadas 1305 vagas na graduação (783 pelo SiSu – 522 pelo PAS), para as quais se inscreveram 20.044 pessoas (16653 pelo Sisu – 3391 pelo PAS). “Vocês, que estão aqui, representam essas mais de 20 mil pessoas que desejaram pertencer à comunidade UFLA. É uma grande vitória, que lhes traz também responsabilidades. Hoje vocês ocupam vagas disputadas, financiadas pelo povo brasileiro. No último ano no Brasil, apenas 12% das pessoas que queriam entrar em uma universidade pública conseguiram. Esperamos que vocês cuidem, com responsabilidade, de todas as atribuições e atividades acadêmicas para saírem daqui, com o nosso apoio, como cidadãos e cidadãs excepcionais e profissionais referência nesse país”, ressaltou.

Ao dar as boas vindas aos novos estudantes, o reitor José Roberto Scolforo parabenizou a dedicação de todos e falou sobre o ingresso na vida acadêmica como o início de uma caminhada para um futuro diferente. “Este é só o começo de uma trajetória para que vocês conquistem seus sonhos. Desejamos vê-los chegar ao fim dessa etapa de forma prazerosa e como seres humanos de valor. Que vocês sejam estudantes diferenciados no desempenho acadêmico, na iniciativa, no respeito às diferenças e às regras, diferenciados em caráter, que sejam pessoas do bem e que, nesse caminho, aprendam a aprimorar o grau de solidariedade ao próximo”, ressaltou.

Scolforo também agradeceu a todos que depositam na UFLA a sua confiança – estudantes, familiares e toda a sociedade. “A UFLA é uma das instituições que mais contribuem para o desenvolvimento deste país, estando entre as melhores em qualquer ranking e conquistando projeção mundial como uma universidade qualificada. Isso só é possível porque, a cada ano, podemos contar com o esforço de vocês. Que vocês sejam embaixadores nossos no mercado de trabalho, dignificando o nome da UFLA, abrindo oportunidades, tendo novas ideias, gerando novos empreendimentos. Vocês são muito preciosos para nós”, concluiu.

Assista à matéria da TVU sobre o encontro com o reitor

Confira as fotos da Semana de Recepção de Calouros – Por  Samara Avelar