Pesquisa busca identificar empregabilidade de profissionais graduados na UFLA em 2017/1 e 2017/2- participe

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), está realizando uma pesquisa com egressos dos cursos de graduação da Instituição, formados nos períodos 2017/1 e 2017/2, para identificar a trajetória profissional que vêm seguindo desde então. O formulário é de preenchimento rápido e permite que a Universidade conheça a situação de empregabilidade dos egressos. Acesse aqui o formulário.

Nos últimos anos, diferentes indicadores acadêmicos, validados por reconhecidos rankings internacionais, tem apontado as melhores universidades do mundo em diferentes áreas do conhecimento. Existem evidências que os rankings têm influenciado o comportamento e os processos de tomada de decisão no mundo acadêmico, incentivando a profissionalização e o fortalecimento das instituições.

Entre diferentes rankings que a UFLA participa, está o QS University Ranking – realizado pela organização britânica de pesquisa em educação Quacquarelli Symonds. Em 2015, a UFLA foi classificada no QS University Ranking Brics entre as 200 melhores universidades dos países do Brics, na posição 111-120. O ranking avaliou mais de 500 universidades dos cinco países que compõem o bloco, utilizando diferentes indicadores.

Ciente de que a empregabilidade é um fator relevante para instituições de ensino superior, a QS decidiu expandir sua base de dados e inteligência global compilando um novo ranking baseado nesse tema. Essa iniciativa, chamada de QS Graduate Employability Rankings, foi adicionada ao portfólio QS em 2016 e a UFLA é uma das instituições convidadas, anualmente, a participar dessa avaliação.

A participação neste ranking deverá contribuir para compilar uma perspectiva mais completa do estado global e das tendências do tema empregabilidade, seguindo a três indicadores, a saber: a) taxa de emprego de graduados, b) conexão de empregadores com graduados e c) parcerias realizadas entre universidades e empregadores.