UFLA divulga programação de recepção de calouros 2018/1 – confira

O primeiro período letivo de 2018 começará no dia 12 de março, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Para integrar os ingressantes à rotina acadêmica, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) promoverá, de 13 a 16 de março, a Recepção de Calouros 2018/1 (o dia 12 será livre para esses estudantes). A programação é constituída por reuniões entre estudantes, coordenadores de curso e membros da PRG; encontro com o reitor; oficinas; atividades do Diretório Central dos Estudantes (DCE); e trote solidário.

Acesse aqui a programação da semana de Recepção de Calouros, (editada após publicação de esclarecimentos).

No dia 13/3, a PRG dará boas-vindas e prestará informações aos estudantes, em reuniões específicas para cada curso, com horários e locais disponíveis na programação oficial. Os calouros já receberão, durante esse encontro, um kit com sacola ecológica, caneca e o cartão de identificação, documento com o qual terão acesso a serviços da UFLA.

Na quarta-feira (14) ocorrerão oficinas da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade e Diferenças (Cadd). Também nesse dia, o DCE recepcionará os novos alunos no Centro de Integração Universitária (Ciuni). O estudante poderá optar por uma das atividades da data, de acordo com seu interesse e o turno do curso, respeitando-se a capacidade de lotação do local no caso das oficinas.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, se apresentará aos calouros e falará sobre as rotinas acadêmicas, no Ginásio da Universidade, no dia 15, às 18h. O credenciamento começará às 17h30*. A participação dos ingressantes por meio de mudança interna não é obrigatória nesse encontro.

Os estudantes que se interessarem em doar sangue no Trote Solidário poderão fazê-lo no dia 15, às 7h da manhã. A saída será da Portaria Principal da UFLA, com transporte cedido pela Instituição. Mais informações serão disponibilizadas no dia de Integração à Rotina Acadêmica.

Já a sexta-feira (16) será o dia de encontro entre os  calouros e os coordenadores de cursos, em reuniões estabelecidas na programação oficial.

Presença obrigatória em todos os dias

De acordo com o artigo 49 da Resolução CEPE n° 42, de 21 de março de 2007, “O estudante que deixar de comparecer às atividades de recepção de calouros será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade”.

Já o parágrafo 2º esclarece que “O estudante que necessitar ausentar-se durante as duas primeiras semanas letivas, por impedimento previsto no Decreto-Lei no 1.044/69 e nas Leis nos 715/69 e 6.202/75, deverá ter sua justificativa de ausência comunicada a PRG, por ele próprio ou por pessoa que o represente, num prazo máximo de até dois (2) dias úteis após o início das atividades”.

Saiba mais

*Para o credenciamento o calouro deverá levar impressa a Ficha Cadastro seguindo os passos: 1) Acessar a página inicial do SIG-UFLA. 2) Selecionar a opção ‘Acesso de Candidatos’. 3) Selecionar a opção ‘Login de Candidatos’. 4) Preencher o CPF, escolher o processo seletivo em que foi convocado, escrever os caracteres que são mostrados na imagem e selecionar a opção ‘Continuar’. 5) Selecionar a opção ‘Ficha Cadastro’. 6) Selecionar a opção ‘Gerar Ficha Cadastro’. Imprimir.