UFLA marca presença na Femagri, em Guaxupé

Representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, da 17ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri). Promovido pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), o evento teve como tema a “Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso” e trouxe novidades voltadas à melhoria do futuro da produção nas lavouras de café.

A Instituição foi representada por integrantes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT do Café), do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé), da Enagri Jr – Projetos e Consultoria, do Grupo de Estudos em Máquinas e Mecanização Agrícola (Gemma) e do Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos (Nuquali).Os participantes da Universidade puderam apresentar as pesquisas desenvolvidas em cafeicultura, além de o evento proporcionar conhecimento técnico e atualização acerca das principais tendências e perspectivas do setor cafeeiro.

O INCT do Café apresentou, na ocasião, os coprodutos obtidos pela extração do óleo do café – ricos em antioxidantes e outros compostos bioativos – para serem utilizados na formulação de cosméticos e produtos nutracêuticos.“Mais uma vez, a experiência nos permitiu entender a força da representatividade da UFLA na cafeicultura e no agronegócio. Outro ponto positivo foi a oportunidade de estudantes ampliarem o universo acadêmico, por meio do contato com produtores, empresas e novas tecnologias”, ressaltou o coordenador do INCT do Café, professor Mário Lúcio Vilela Resende.

Este ano a feira recebeu 35.398 visitantes e foram registrados no centro de negócios 10.726 orçamentos. Segundo a organização da Femagri, o perfil de compras na edição apresentou uma procura maior por maquinários do processo pós-colheita, o que significa que os produtores estão buscando um maior ganho de qualidade.

Ascom InovaCafé