Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil inicia atividades em 2018 – UFLA sediará próximo encontro

No dia 22/2, foi realizado o primeiro encontro de 2018 do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), coordenado pela professora do Departamento de Educação da UFLA (DED), Cláudia Ribeiro. O evento ocorreu em Nepomunceno, contando com a participação de representantes das cidades de Santana do Jacaré, Lavras, Boa Esperança, Alpinópolis, Coqueiral, Paraguaçu, Três Corações, Campanha, Santo Antônio do Amparo, Bom Sucesso, Carmo da Cachoeira, São Bento Abade e Três Pontas. O próximo encontro, programado para 22/3, será realizado na UFLA.

O tema que norteou as discussões do 132º FSMEI foi “Viver sem Violência é um Direito”, desencadeado pela apresentação de um teatro/dança de jovens da E.E. Joaquim Ribeiro e a leitura do manifesto “Sem apostilas! A favor da fantasia e imaginação das crianças! A favor das interações, brincadeiras e das experiências étnico raciais das crianças, na construção de seus saberes.” Este manifesto foi elaborado pelo Fórum Mineiro de Educação Infantil. Tanto o teatro como o manifesto subsidiaram o debate nos pequenos grupos com questões norteadoras.

Na oportunidade, os municípios também avaliaram os encontros de 2017 e planejaram o ano de 2018, com o calendário de reuniões:

Maio – Três Corações –  Leitura e Escrita na Educação Infantil;
Junho – Alpinópolis – Direitos das Crianças;
Agosto – Lavras – Rede de Proteção às Infâncias;
Setembro – Santo Antônio do Amparo – Inclusão na Educação Infantil;
Outubro – Três Pontas – (Tema a definir)
Novembro – São Bento Abade – Interação Escola/Família.

Segundo a coordenadora do FSMEI, professora Cláudia Ribeiro, há 20 anos o fórum se faz presente, firmando vínculo profissional com os compromissos da Educação Infantil com reuniões mensais e itinerantes, mobilizando e articulando com outras instâncias efetivando assim compromissos ético e políticos com a Educação Infantil. Ela explica que os encontros em 2018 serão planejados na importância de todas e todos terem voz, ampliando as discussões.

Além da professora Cláudia Ribeiro, que recentemente assumiu a coordenação do projeto, fazem parte do Comitê Gestor a mestranda em Educação na UFLA, professora Dulcineia Ribeiro, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Lavras, Cynthia Mara Maximo Buscaccio, e a secretária de Educação de Nepomuceno, Valquiria Andrade.

Também compareceram ao evento a prefeita de Nepomuceno, Luiza Maria Menezes, além dos secretários e secretárias de Educação de Boa Esperança, Campanha, Santo Antônio do Amparo, São Bento Abade, Paraguaçu.  O material que inspirou e ilustrou o 132º FSMEI foi o livro da professora Constantina Xavier – Tina Xavier – da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, cuja expressão está na capa “Viver sem violência é um direito”.