V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação – participe!

15 de Fevereiro de 2018, 5:08 pm , com 513 visualizações

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais.

A participação dos graduandos é fundamental para o diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades brasileiras e gerar subsídios para políticas públicas, além de auxiliar as instituições no levantamento das demandas de assistência estudantil. Além de contribuir para melhorias no ensino, a consulta reforça a importância das universidades públicas e gratuitas como instituições que produzem conhecimento de forma diversa, inclusiva e plural.

Estudos anteriores, também realizados pela Andifes, mostram a evolução do perfil dos graduandos, considerando os processos seletivos massivos, como o ENEM, a criação de mais de 300 campi no interior do País e a Lei de Cotas, criada em 2013, e que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil.

Os outros levantamentos feitos pela associação mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo. Os dados desmistificam a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com rendas altas.

Saiba como participar:

Página Eventos UFLA no Facebook