Abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) 2018

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para conceder bolsas de Iniciação Científica e de Mestrado para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) que estejam cursando graduação em instituições públicas ou privadas em qualquer área de atuação.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o PICME funciona em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por isso, no formulário de inscrição, o estudante deve selecionar a UFMG. Entretanto, todas as atividades serão realizadas na UFLA. As inscrições devem ser feitas até 26/2 para a entrada antecipada e 4/4 para a entrada regular, no site http://picme.obmep.org.br/

O objetivo do PICME é oferecer aos estudantes universitários que se destacaram nas olimpíadas escolares a oportunidade de concluir sua graduação, em qualquer área, simultaneamente com estudos em Matemática. Com isso, espera-se propiciar o acesso a uma sólida formação matemática que venha enriquecer o desenvolvimento profissional desses estudantes, abrindo inclusive a possibilidade de ingressarem em um mestrado na área de Matemática.

Na programação acadêmica do PICME os bolsistas deverão cursar disciplinas de matemática e participar de atividades escolhidas pela coordenação, de acordo com seu nível e objetivos específicos. Os estudantes serão acompanhados ao longo do projeto, pela equipe responsável.

Mais informações no site: http://picme.obmep.org.br/  ou com a professora Adriana Xavier Freitas, do Departamento de Ciências Exatas (DEX).